A data marcada para a coleta das embalagens vazias será na próxima Sexta Feira (12), e além de Tocantinópolis, a meta é também receber embalagens das cidades de Aguiarnópolis, Nazaré, Santa Terezinha e Palmeiras do Tocantins.
Segundo o órgão, os produtores rurais da região que utilizam agrotóxicos terão o prazo de até um ano para entregar as embalagens vazias, porém, um evento que acontecerá nesta sexta feira (12), das 08 horas da manhã ás 14 horas, na Feira do Produtor Rural Osvaldo Mariano em Tocantinópolis, antecipará o recebimento dos vasilhames vazios.
Haverá ainda um café da manhã reforçado para receber os produtores da região, e vale ressaltar que o evento está sendo realizado pela ADAPEC em parceria com o INPEV, contando ainda com o apoio das prefeituras de Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Santa Terezinha do Tocantins, Nazaré, e das empresas Brasnica e Agronorte e o Sindicato Rural de Tocantinópolis.
No Tocantins existem seis unidades de recebimentos de embalagens vazias de agrotóxicos, sendo que uma está localizada em Tocantinópolis e foi construída pela empresa Agronorte. Está unidade é a única da região norte do Estado além de ser a única também mais próxima da região sul maranhense, haja visto que Tocantinópolis faz divisa com a cidade de Porto Franco (MA).
A unidade foi construída graças aos esforços do empresário Gilmar Gonçalves de Carvalho que é conhecido na região como "Gilmar da Agronorte", e a unidade tem capacidade para receber 30 toneladas de embalagens por ano.
Depois de Tocantinópolis, a Agencia de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), seguirá com os trabalhos de recolhimentos das embalagens em Paraíso, Miranorte, Porto Nacional, Buriti, Axixá, Araguatins e Augustinópolis.