O grande celeiro de produção de soja destinada a sementes e a pesquisa cientifica, as áreas de Várzeas Tropicais, produziu durante a entressafra 152,47 mil toneladas da oleaginosa em uma área de 54,9 mil hectares, alcançando uma produtividade de 2.774 quilos por hectare, conforme dados de 2013/2014 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De olho na prevenção e no controle da ferrugem asiática, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) inicia na segunda-feira, 15, a intensificação do monitoramento de 100% da área plantada.
A intensificação das ações se dá por conta do início do estágio de florescimento da planta que ocorre neste período, e por isso, pode aumentar o risco de proliferação da praga. Mas durante todo o período de produção, as equipes estarão visitando as propriedades rotineiramente, até findar a colheita. “No ano passado todos os focos foram notificados e os sojicultores orientados a aplicar fungicida para o controle da ferrugem”, explicou o inspetor agropecuário,Marley Camilo de Oliveira
As áreas abrangem os municípios de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Pium, Santa Rita e Cristalândia. Em 2014, nesta região, 73 produtores rurais se cadastraram para produção de sementes, durante o período que coincide com o vazio sanitário no restante do Estado. As várzeas têm um diferencial por ser uma área subirrigada, onde já foi comprovada cientificamente menor incidência da ferrugem asiática.
As sementes produzidas pela região abastecem os estados de Goiás, Bahia, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, entre outros. “Os sojicultores tocantinenses são considerados profissionais, por isso, temos uma grande parceria que colabora para manter a sanidade da produção agrícola”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.
Cadastro obrigatório
Os produtores de sementes da região das várzeas tropicais iniciaram o plantio da soja no dia 20 de abril com o prazo de encerramento no dia 15 de junho. A partir desta data, os produtores terão cinco dias úteis para entregar o cadastro da área plantada na Adapec, do contrário, estarão sujeitos às sanções previstas na legislação.
Lembrando que a colheita de toda a área plantada encerrará no dia 10 de outubro.