Durante a última semana o Corpo de Bombeiros do Tocantins realizou em todas as Unidades da corporação no estado, treinamento teórico e simulados em salvamento aquático.
O último deles foi realizado em Palmas na manhã desta segunda-feira, 15 na Praia do Prata. O objetivo foi o de ministrar aos bombeiros que atuam nas praias, uma atualização e nivelamento dos conhecimentos para o emprego durante a temporada de férias.
Cerca de 300 bombeiros participaram do treinamento que faz parte de uma das diretrizes do comando que é a qualificação ininterrupta da tropa. A proposta é oferecer uma série de exercícios durante todo o ano. “O curso de atendimento pré-hospitalar foi ministrado neste semestre e agora os bombeiros passaram pela formação de salvamento aquático, já que a temporada de praias se aproxima. No segundo semestre, os bombeiros farão novos cursos”, explicou o Tenente-coronel Carlos Eduardo Farias Comandante operacional.
Porto Nacional
Na 5ª Companhia de Bombeiros, sediada em Porto Nacional, o treinamento também foi realizado no lago da usina UHE – Lajeado. No curso foram utilizadas técnicas de salvamento com embarcação, com vitimas com traumatismo em acidentes aquáticos, transporte e transição da água para a areia empregando a técnica australiana, suporte básico da vida no seco, dentre outras.
“É uma preocupação constante do comando da corporação, manter a tropa atualizada e bem treinada na aplicação dos procedimentos operacionais padrão inerentes a atividade bombeiro militar. O simulado busca o aprimoramento na qualidade do atendimento prestado a sociedade”, conta o 1° tenente Carlos Roberto de Almeida comandante da unidade. -