Defesa quer provar que nutricionista residente não tinha noção do que fez. Ele foi preso após ser encontrado nu e coberto de sangue ao lado do corpo.
O nutricionista residente Vinícius Pereira Xavier, de 26 anos, passou uma perícia técnica nesta quarta-feira (17), na Junta Médica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Preso suspeito de matar a mãe a facadas na casa onde morava, em Senador Canedo, Região Metropolitana de Goiânia, ele foi examinado, a pedido da defesa, para saber se pode ser considerado ou não inimputável, ou seja, não ter capacidade de responder pelos seus atos.
"O que estamos tentando provar é que ele não agiu por consciência própria. Com base nesse laudo, se ele for positivo, vamos pedir pela absolvição sumária, o arquivamento do processo e requerer junto ao judiciário que sele seja internado", disse o advogado de Vinícius, Lucas Pimentel Figueiredo.
O crime ocorreu no último dia 20 de maio. A Polícia Militar o encontrou nu coberto de sangue ao lado do corpo da mãe, Angenelza Pereira da Fonseca Xavier, de 46 anos, no quintal da residência, no Setor Condomínio Portugal. Levado à delegacia, ele estava completamente transtornado. "No primeiro contato que tive com ele, quando indagado seu nome, ele disse que se chamava Lúcifer", disse, na época, o delegado Maurício Massanobo Kai.
Vinícius segue preso na Cadeia Municipal de Senador Canedo. De acordo com o seu advogado, ele fica "desesperado" quando é questionado sobre o crime.
"Ele não demonstra nenhum grau de lucidez para responder as perguntas. Quando questiono se ele sabe por que está lá, ele diz que não sabe e começa a chorar, falar que quer a mãe de volta", afirma.
Segundo o defensor, o resultado deve sair em 15 dias.
Comportamento
Segundo a família, Vinícius estava afastado do trabalho no Hospital das Clínicas, em Goiânia, devido a um tratamento psiquiátrico após apresentar um comportamento estranho. Apesar disso, não houve nenhum relato de problemas com a mãe.
No enterro da mulher, a vizinha da família, Ester Vitorino da Silva, contou que Vinícius agrediu a mãe antes de esfaqueá-la. "Ele tirou a roupa e queria sair nu na rua. A mãe dele não deixou. Nisso, ele pegou a Bíblia e começou a bater nela falando que ela era um demônio. Aí ele pegou a faca e começou a esfaqueá-la", comenta.