Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec e CNA Assinam Termo de Cooperação Técnica Sobre Cartão do Produtor

Data do post: 22/06/2015 22:21:54 - Visualizações: (537)

Com o objetivo de facilitar e agilizar a vida do produtor rural, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) assinam um termo de cooperação técnica para melhorar ainda mais o desenvolvimento de tecnologias e serviços do Cartão do Produtor-CNA Card.

Crédito foto: Divulgação AdapecO acordo será assinado na manhã desta terça-feira, 23, às 10h, na sede da Faet, em Palmas.

A proposta permitirá que o próprio produtor emita a Guia de Trânsito Animal (GTA), a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), o Certificado Fitossanitário de Origem-(CFO), entre outros. “É uma solução para modernizar o sistema, permitindo o compartilhamento de um banco de dados entre os órgãos sobre a agricultura e pecuária de forma automática”, disse o coordenador da Tecnologia da Informação da Adapec, João Filho Borges Leite.           

A Adapec ficará responsável pela elaboração, em conjunto com a CNA, de um cronograma de plano de trabalho para compartilhar os dados, dentro dos parâmetros legais, dando total apoio para operacionalização do sistema.  “É uma evolução histórica que favorece a vida do produtor rural e fortalece a agropecuária tocantinense, porque vai ao encontro dos avanços tecnológicos, garantindo mais agilidade, facilidade e segurança de dados”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

 O Cartão do Produtor permitirá a emissão da GTA para as atividades direcionadas ao abate, cria, engorda, reprodução e leilão, desde que a ficha de movimentação esteja em dia e com todas as vacinas comprovadas.

Cartão do Produtor

Atualmente, o produtor rural que tem CNA Card precisa vir à Adapec para emitir o Dare, depois de pago no banco, ele retorna a Agência para inserir os créditos, só então, emite a GTA. Com a nova proposta haverá uma desburocratização, já que a CNA gerenciará o controle financeiro facilitando o pagamento de tarifas e impostos.

Fonte: Dinalva Martins/Núcleo Agricultura-Palmas