Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Cresce o Número de Ataques de Arraias em Praias do Tocantins

Data do post: 23/06/2015 20:16:00 - Visualizações: (888)

Em 2014 foram registrados 220 casos; em 2013, o número foi de 126. Banhistas devem evitar jogar comida na água, recomenda veterinária.

G1 TocantinsNo Tocantins, a temporada de praia está prestes a iniciar e os cuidados na hora do banho devem ser redobrados. O que muitos banhistas não sabem é que os ataques de animais peçonhentos como os de arraias têm aumentado em todo o estado. De acordo com um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 68 casos.

Em 2014, de acordo com o levantamento, foram contabilizados 220 ataques. Já em 2013, o número foi bem menor, 126. O aumento foi de 74,6%.

Segundo a veterinária do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Maria Gabriela Nogueira, as arraias atacam os banhistas por dois motivos. "Ou estão procurando por comida ou se sentem ameaçadas."

Ela lembrou ainda que medidas simples podem evitar casos como esses. "Os banhistas devem evitar jogar comida nas margens das praias e rios, não só arraias vem procurar comidas, mas peixes como as piranhas também."

Apesar da forte dor provocada pelo ferrão, a veterinária argumenta que o veneno da arraia não consegue matar um ser humano. "O veneno que as arraias utilizam é para sua alimentação mas a pessoa que for ferroada, deve procurar o médico imediatamente. Além de muita dor, a lesão se não cuidada pode apodrecer e com isso desenvolver algumas complicações. Cuidados com crianças e idosos devem ser redobrados, pois eles têm baixa imunidade", recomendou.

Fonte: G1 Tocantins