Representantes do Corpo de Bombeiro Militar do Tocantins (CBM-TO) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 24 para renovar o convênio entre as duas instituições por mais cinco anos.
No acordo o CBM-TO cede bombeiros para atuarem junto ao aeroporto de Palmas e a Infraero realiza um repasse anual de R$ 720 mil para aquisições de equipamentos para a corporação.
Com o convênio, que existe desde 2009, foi resgatado ainda o montante de R$ 372 mil provenientes de rendimentos de recursos de anos anteriores. A Infraero também irá doar um caminhão de combate a incêndio florestal com capacidade para 6mil litros de água, que será destinado a uma das unidades do bombeiro no Tocantins, de acordo com a necessidade.
“A Infraero tem orgulho em associar a sua imagem à do Corpo de Bombeiros do Tocantins. Reconhecemos a importância desta parceria porque que os bombeiros militares trazem como valor a preservação da vida humana. Sabemos que o serviço prestado no aeroporto de Palmas é de excelente qualidade e respeito, e que tem como objetivo principal promover a integração nacional que beneficia toda a sociedade”, explicou superintendente de segurança aeroportuária da Infraero Álvaro Luiz Miranda Costa.
O comandante do CBM-TO, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, ressaltou a importância da parceria. “É de vital importância que exista em cada aeroporto do estado uma equipe de plantão 24h capacitada e treinada para o atendimento às emergências restritas às aeronaves, que realizam procedimentos específicos. Outra importância está na área do entorno do aeroporto de Palmas que todos os anos ha uma incidência muito alta de focos de calor, o trabalho dos bombeiros é intenso durante o período de estiagem. Essa parceria é de suma importância e nos sentimos surpreendidos e lisonjeados ao elogio pelo trabalho realizado pelos bombeiros”, destacou o comandante.