Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Oficiais da PMTO Ministram Palestras no XX Congresso de Saúde dos Militares do Brasil

Data do post: 02/07/2015 13:34:30 - Visualizações: (687)

Três oficiais da Polícia Militar do Tocantins participaram entre os dias 28 e 31 do último mês de maio, do XX Congresso da Associação Brasileira de Saúde das Polícias e Bombeiros Militares, que aconteceu  no Rio Quente Resorts, em Rio Quente - Goiás.

(Foto: Divulgação/PM-TO)Os participantes foram o médico-capitão Ismar de Rezende Júnior, a psicóloga-capitã Letícia de Sousa Moreira e o odontólogo-major Luciano Alberto de Castro.

No evento foi debatido sobre medicina, odontologia, saúde mental e juntas médicas; temas de grande relevância para as corporações de Polícias e Bombeiros Militares de todo o Brasil.

Na ocasião, os três oficiais da PMTO ministraram palestras juntamente com outros oficiais de outros estados. O capitão Ismar foi palestrante na mesa  “Experiências em Juntas Médicas Militares”, acompanhado do Tenente Coronel Marcus Borges da Polícia Militar do Borges da PMGO e da Tenente Coronel Sandra Regina A. S. Silva, que atualmente é presidente da Junta Médica da Polícia Militar GO.

A Capitã Letícia, junto com a capitã Larissa (PMAL) e a capitã Elaine Maria (PMMG) explanaram sobre “Protocolos de atendimento – transtorno do estresse pós-traumático”. Já o Major Luciano e a Tenente Larissa da PMGO, falaram sobre “Especialidades contempladas no serviço odontológico militar”.

Entre os temas levantados, verificou-se que as clínicas de maior prevalência foram psiquiatria e ortopedia, sendo ortopedia mais prevalente no Tocantins e psiquiatria mais prevalente em Goiás. As dificuldades de atendimento em saúde são semelhantes. Estados com grande dimensão geográfica, acúmulos de militares para serem atendidos em inspeções de saúde para inserção na corporação e processos de promoção, e também, crescimento da corporação com menor crescimento proporcional do quadro de saúde.

As soluções também foram compartilhadas, como o bom trabalho de prevenção periódica realizada em toda corporação dos policiais militares de Goiás, e a necessidade de incorporar um médico psiquiatra na Junta Médica.

Por fim, chegaram à conclusão que o compartilhamento de experiências entre os serviços de saúde de Polícias e Bombeiros Militares colaboram no avanço do serviço em excelência prestados ao servidor Policial e Bombeiro Militar.

Para o capitão Ismar, o evento “foi muito importante podermos compartilhar as experiências e vivências das unidades de saúde com as PMs e BMs de todo o Brasil. E a experiência que a gente teve em Goiás e Minas Gerais pode tomar como espelho para melhorar o serviço aqui no Tocantins”.

Fonte: Ascom/PM-TO