Ação do Procon-MA e Vigilância Sanitária encontrou várias irregularidades. Segundo Procon, local interditado tem problemas sérios de higiene.
Um restaurante da Avenida Litorânea foi interditado nesta sexta-feira (3) pela operação “Selo de Qualidade”, coordenada pelo Procon-MA e com parceria da Vigilância Sanitária. A suspensão dos serviços foi motivada após terem sido constatadas diversas irregularidades, principalmente na transgressão de normas legais e regulamentares à proteção da saúde.
Segundo o gerente do Procon-MA, Duarte Júnior, o restaurante Casa do Caranguejo foi fechado temporariamente porque possuía condições sanitárias e higiênicas inadequadas, além de ter sido constatado comercialização de produtos impróprios para o consumo, condições insalubres, utensílios impróprios para o uso, presença de insetos e outros problemas.
“Infelizmente por ausência de fiscalização ostensiva, alguns fornecedores acabam não cuidando destas questões com atenção. Agora, com uma atuação mais presente, situações como esta tendem a acabar” destacou Duarte Júnior.
O estabelecimento terá 15 dias para prestar esclarecimentos, e caso as solicitações não sejam atendidas, poderá receber outras penalidades administrativas, civis e criminais cabíveis.
Balanço primeiro semestre
No primeiro semestre deste ano foram mais de 180 estabelecimentos (bares, restaurantes e quiosques) fiscalizados em ações realizadas em diversos bairros da capital maranhense, segundo o Procon-MA.
De acordo com o gerente do órgão de defesa do consumidor, o objetivo da ação, iniciada no começo do ano, é a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.
“Já fiscalizamos 180 estabelecimentos nas regiões da Cohama, Calhau, Lagoa, Litorânea Centro Histórico e sabe a qual conclusão chegamos? Falta um pouco mais de informação por parte deles. Nosso objetivo não é a aplicação das sanções, mas estamos realizando esse trabalho, de caráter pedagógico, e esperamos que outras empresas possam também buscar a melhoria na qualidade dos seus serviços”, avaliou.