Os 40 estudantes selecionados no Projeto Praia Consciente já deram início às atividades de educação ambiental em quatro praias do Tocantins.
Nesse último final de semana, dez monitores estiveram nas praias de Pedro Afonso e Tupirama fazendo trabalhos de conscientização com turistas e barraqueiros. A proposta é que, até o dia 2 de agosto, os estudantes implantem nas praias ações de educação ambiental que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais utilizados para o turismo, lazer e esporte.
Durante todo o mês de junho, os monitores foram capacitados e selecionados para atuarem nos municípios de Araguatins, Araguacema, Pedro Afonso, Tupirama e Tocantinópolis. Para desenvolver as atividades, os selecionados irão receber bolsa-auxílio do Governo, sendo que, em Pedro Afonso e Tupirama, a iniciativa começou com resultados positivos. Conforme a técnica em educação ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria Teresa Barbosa Soares, a receptividade do projeto tem sido muito boa. “Os estudantes, devidamente uniformizados, praticaram de fato o que aprenderam durante o treinamento”, disse Maria Teresa.
Conforme a gerente de Educação Ambiental da Seduc, Roselice Silva, dez estudantes foram selecionados por cidade, a fim de que possam repassar informações precisas sobre os municípios onde moram. “Ninguém melhor que os próprios moradores dos municípios para repassar informações fidedignas ao público. Nossa proposta está dando certo e estamos com uma expectativa grande de terminar essa temporada de praias com muita educação ambiental e resultados positivos”, afirmou.
No próximo final de semana, de 9 a 12, será a vez dos dez estudantes selecionados no município de Araguacema atuarem na praia, repassando informações de conscientização aos moradores e turistas. O Praia Consciente é um projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), prefeituras e entidades ligadas ao meio ambiente.