Pelo menos 15 estudantes invadiram o local nesta terça (7), em São Luís. Protesto é contra regulamento de conduta dos alunos e outros assuntos.
Um grupo de 15 estudantes invadiu a Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA,) na tarde desta terça-feira (7), no Campus do Bacanga, em São Luís. O protesto é contra o Regulamento Disciplinar do Corpo Discente que regula a conduta dos alunos dentro da universidade e foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consun).
As normas do regimento que vêm causando polêmica entre os universitários são "provocar ou participar de atos de indisciplina ou outras manifestações que perturbem a ordem"; "comparecer à instituição e nela permanecer condignamente trajado"; e "fumar nas dependências da instituição na forma da legislação vigente".
Na semana passada, alguns estudantes usaram roupas de banho para protestar contra o regulamento dentro do Campus do Bacanga. Aproximadamente 15 alunos trocaram de roupa nos banheiros e saíram com os trajes de praia em uma caminhada que partiu do Centro de Ciências Humanas (CCH), passando pelo prédio da Reitoria e terminou na Área de Vivência.
Os manifestantes gritavam palavras utilizadas no regimento como "moral", "ética" e "indisciplina" e leram as normas aos alunos.