Na manhã desta quinta feira (16), moradores da Avenida Nossa Senhora de Fátima no Setor conhecido por Rodagem em Tocantinópolis, denunciaram a derrubada de uma imensa árvore na área da empresa Agronorte Rações em Tocantinópolis.
Uma das moradoras entrou em contato por telefone com a redação do Tocnoticias para avisar que a imensa árvore estava sendo derrubada, e que a mesma já havia ligado para o Naturatins e Cipama, na tentativa de evitar que a mesma fosse derrubada.
Por volta das 10h40min, nossa equipe de reportagem chegou ao local e foi constatado que a árvore já havia sido derrubada, onde trabalhadores estavam apenas fazendo o trabalho de limpeza do local.
A preocupação dos moradores é natural, porém, segundo a legislação vigente, o Direito de Propriedade, sobrepõe-se, à legislação ambiental, que foi o que aconteceu na situação constatada hoje. A Lei Ambiental só se aplicaria no fato ocorrido nesta manhã se estivesse acontecendo a derrubada em uma grande área, mesmo urbana, e se nesta área tivesse algum interesse protetivo ambiental. Se houvesse a situação descrita, aí sim o proprietário teria que ter autorização para corte ou poda.
Se há apenas uma árvore em um terreno urbano no qual necessite fazer uma edificação ou que a planta esteja prejudicando edificação já existente. Não precisará de autorização e o proprietário não estará cometendo crime ambiental.
Para não restar nenhuma dúvida, entramos em contato com o empresário Gilmar Gonçalves, proprietário da Agronorte Rações, e o mesmo nos explicou que antes de fazer a derrubada da árvore, foi tirada uma licença na prefeitura e também feito uma consulta ao Naturatins, se precavendo de eventuais problemas.
A empresa Agornorte Rações emprega hoje 28 pessoas entre trabalhadores da fábrica e motoristas.