Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Umidade Chega a 19% e Deixa CIDADE em alerta no Tocantins

Data do post: 27/07/2015 12:06:55 - Visualizações: (569)

Formoso do Araguaia teve umidade mais baixa entre cidades do centro-sul. Ponte Alta do TO e Palmas foram destaques na previsão do tempo do JN.

(Foto: Marcel de Paula/TV Anhanguera TO)A umidade do ar caiu em vários municípios do centro-sul do Tocantins e chegou a 19% em Formoso do Araguaia, neste domingo (26). De acordo com o professor José Luiz Cabral, que coordena o núcleo de meteorologia da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), o baixo índice deixa as cidades em alerta.

A umidade também foi baixa em Ponte Alta do Tocantins, tanto que a cidade mereceu destaque na previsão do tempo do Jornal Nacional, neste sábado (25). O noticiário enfatizou que a cidade não vê uma gota d' água há mais de dois meses e que os moradores precisam cuidar da saúde devido à baixa umidade. Palmas também foi destaque por causa do clima quente. "Palmas vai ganhar o troféu de capital mais quente do ano neste domingo, com 37º", disse a jonalista Izabella Camargo.

Conforme Cabral, não é possível dizer qual a foi a umidade de Ponte Alta no fim de semana, já que na cidade não tem uma estação meteorológica. Ainda segundo o professor, a baixa umidade acontece "devido a influência da forte massa de ar seco que predomina a região central do Brasil, onde se encontra o Tocantins". Ele enfatizou ainda que as queimadas ajudam a piorar as condições respiratórias. Outras cidades do Tocantins  ficaram com a umidade abaixo de 30%: São Félix do Tocantins e Paranã, com 22% e Gurupi e Peixe, com 25%.

Vale ressaltar que a umidade entre 20 a 12% deixa as cidades em alerta, como é o caso de Formoso do Araguaia. Neste caso as recomendações são: suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

A umidade entre 30 e 20% deixa as cidades em atenção. Neste caso, é bom que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidifiquem o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, permaneçam em locais protegidos do sol e consuma água à vontade.

Fonte: G1-TO