Peixes foram apreendidos na quarta-feira (5) na região norte de Palmas. Pelo menos 60 pescadores do Pará pescavam no lago há cerca de 20 dias.
Cerca de 10 toneladas de pescado foram apreendidas na zona rural da capital na quarta-feira (5). Uma operação realizada por diversos órgãos ambientais nas proximidades da Praia das Arnos, região norte, verificou que cerca de 60 pescadores que vieram do estado do Pará estavam pescando há pelo menos 20 dias no lago de Palmas. A Fundação do Meio Ambiente de Palmas cotou que os peixes estavam armazenados de forma irregular e serão descartados. Além disto, há suspeita de que explosivos eram usados na pesca.
O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana Cruz, disse que os pescadores estavam espalhados em pelo menos cinco acampamentos e tinham toda uma estrutura para pesca industrial, como por exemplo, caminhões refrigerados.
Já a presidente da Fundação do Meio Ambiente, Germana Pires, contou que foram encontradas apenas irregularidades no acondicionamento dos peixes. “Foi verificado na operação que pneus estavam segurando gelo misturado com o pescado. Além disso, havia peixes com vísceras misturados com outros sem, por isso toda a carga foi condenada e será descartada", contou.
Há suspeita de que explosivos eram utilizados na pesca, mas como isso não foi comprovado os pescadores foram autuados apenas por acondicionamento irregular. Eles têm licença do Ministério da Pesca e no momento da operação estavam com a quantidade permitida, segundo a presidente.
“Apesar de encontrarmos vestígios de explosivos próximos ao lago, não foi comprovado que eles estavam utilizando para pescar. Será feito um laudo no próprio pescado para verificar isso”, contou. Se for confirmada a irregularidade, os pescadores poderão ser acusados de crime ambiental.
Operação
O pescado foi apreendido após denúncia anônima. A operação teve a participação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Ministério da Agricultura e Vigilância Sanitária do estado e do município.