Cerca de 100 pessoas fecharam saída do município de Altamira. Protesto pede ações para comunidades afetadas por obras de Belo Monte.
Moradores bloquearam a rodovia Transamazônica na manhã desta quinta-feira (6) na saída do município de Altamira, no sudoeste do Pará. Cerca de 100 manifestantes participam do ato, pedindo melhorias para as comunidades atingidas pela construção da Usina de Belo Monte. Agentes da Polícia Rodoviária Federal foram deslocados ao local para acompanhar a manifestação e tentar intermediar a negociação com a Norte Energia, empresa responsável pela implantação da usina.
De acordo com a Norte Energia, a negociação com os manifestantes é conduzida pela Casa de Governo, representação do governo federal no município. A empresa explica que as relocações urbanas e rurais estão em fase de conclusão para beneficiar moradores das áreas historicamente alagadas pelo rio Xingu e situadas nas áreas de reservatório do empreendimento, conforme os critérios previstos no Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte.