Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Defesa Civil Registra Mais de 300 Focos de Incêndio em Palmas

Data do post: 12/08/2015 17:47:29 - Visualizações: (457)

Registro foi feito no período de 7 de abril a 11 deste mês. Superintendente diz que 'cultura do fogo' ainda é forte no estado.

G1 TocantinsDe 7 de abril até terça-feira (11), a Defesa Civil em Palmas registrou 313 focos de incêndios na capital. O detalhe é que a maioria, 184 focos, foi identificada na região sul, em área urbana. Os outros foram registrados na região norte, em Taquaruçu e na zona rural. De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Iranilto Sales, o número de atendimentos neste período foi maior do que no mesmo período do ano passado e que a "cultura do fogo" ainda é forte no estado.

Ele afirmou que o alto número de focos de incêndios está ligado a vários fatores, como o comportamento humano. "A cidade tem crescido e muita gente está em contato com a vegetação. Mas na nossa região as pessoas usam muito o fogo para abrir pastagens, por exemplo, e muita gente não se incomoda, acha trivial e não liga para as autoridades para denunciar ou informar sobre os focos".

Os dados confirmam o posicionamento de Sales, já que apenas 86 focos foram denunciados pela comunidade; 82 foram detectados pelo sistema de videomonitoramento e 145 foram pelas equipes de deslocamento. "Muitas vezes recebemos a ligação e a equipe acaba identificando outros focos no trajeto até chegar ao local denunciado pela população".

Ainda conforme os dados, os meses de junho e julho lideraram o ranking, com 118 e 100 focos combatidos, respectivamente. Sales afirmou que os grandes incêndios reduziram neste período. Ano passado foram identificados 26, já este ano foram 18. "Este ano foram feitas muitas ações preventivas e a nossa expectativa é que os focos reduzam por causa deste trabalho".

No dia 22 deste mês, a Defesa Civil vai realizar o Dia D. Eles vão percorrer toda a área rural de Palmas para sensibilizar os moradores quanto à prevenção e redução dos focos de incêndio. O órgão conta com 40 agentes de prevenção e combate a incêndio, usa ainda dois veículos, sendo um caminhão de combate com capacidade para  2 mil litros de água e outro com reservatório flexível com capacidade para 400 litros de água, usado em  locais de difícil acesso. Também são usados abafadores e bombas costais.

Fonte: G1 Tocantins