Cerca de 20 bombeiros de Palmas e Porto Nacional realizam uma operação preventiva durante os dias da festa de Nosso Senhor do Bonfim.
O objetivo do trabalho é conscientizar a população sobre os riscos das queimadas e estar de prontidão caso ocorra emergências pré-hospilares.
A expectativa é que mais de 70 mil pessoas passem pelo evento que acontece entre os dias 7 a 17 deste mês. Para atender a demanda foi designada uma viatura de combate a incêndio florestal, uma unidade de resgate e outro veículo de apoio. Os bombeiros também estão realizando palestras sobre a prevenção de incêndios e o uso correto do extintor.
“Nossa maior demanda deve acontecer neste fim de semana quando o fluxo de pessoas começa a se intensificar. A orientação é que as pessoas estejam bem hidratadas, para evitar um mal súbito durante as intensas caminhadas. Aqueles que forem manusear fogos de artifícios não soltar próximo as áreas de barracas, pela grande concentração de estabelecimentos e público que há no local. Além de evitar a ingestão de bebida alcoólica ao fazer uso do rio”, explicou o tenente, Marcos Humberto Dourado.
A Romaria do Bonfim é a maior e a mais tradicional festa religiosa do Tocantins, que recebe fiéis vindos de diversas regiões do Estado e acontece no povoado de Bonfim, a 24 km de Natividade. A origem da festa remonta os primeiros focos de surgimento de Natividade. O local teria sido um santuário criado por fiéis ou um núcleo missionário dos carmelitas ou dos jesuítas.