Aluno do SENAI Tocantins, Alisson Aguiar, representa a modalidade Pintura Decorativa na competição que vai até amanhã. Vencedores serão conhecidos no domingo à noite durante cerimônia de encerramento no Ginásio Ibirapuera.
Ele começou tirando as medidas do painel de sua estação. Depois, colou o papel de parede, iniciou a pintura principal e, hoje de manhã, preparava a porta que irá compor o ambiente proposto na tarefa de sua modalidade, Pintura Decorativa. Várias técnicas aprendidas em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) são avaliadas na olimpíada internacional de profissões, a WorldSkills, que acontece na capital de São Paulo desde o último dia 11 de agosto. As provas serão finalizadas neste sábado, 15/08, e os vencedores sobem ao pódio na noite de domingo, 16/08, no Ginásio do Ibirapuera.
Em sua 43ª edição, esta é a primeira vez que a competição é sediada em um país da América Latina. É também a primeira vez que um brasileiro compete na ocupação Pintura Decorativa, representada pelo também estado estreante nesta etapa internacional, o Tocantins.
Pouco a pouco, o pavilhão e o sambódromo do Anhembi estão se transformando em extensões das escolas do SENAI e SENAC. Máquinas, equipamentos, sistemas elétricos e hidráulicos são montados, construções levantadas, carros, aviões e máquinas agrícolas passam por manutenção, dentre muitas outras atividades relacionadas ao mundo da indústria. Mundo mesmo, já que a competição abrange representantes de 52 países que conquistaram as vagas em etapas regionais, estaduais e nacionais da WorldSkills.
Em breve intervalo na competição, Gilvan Souza, que é instrutor do SENAI Tocantins e treinador do tocantinense, avaliou que a participação do Alisson é satisfatória e que ele continua na luta por uma medalha mesmo diante de competidores com alto nível.
Presente na abertura e primeiro dia da competição, a diretora do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues, fez a sua avaliação. “Valeu muito a pena investir no Alisson. Estamos com uma esperança muito grande de trazermos essa medalha para o Tocantins e o Brasil, mas o maior ganho é dar o enfoque sobre a importância do investimento na educação profissional”, disse.
Na WorldSkills, as modalidades são denominadas ocupações. Cada representante das 50 ocupações desenvolvem tarefas relacionadas à atividade da área em que estão competindo. Vence quem obtiver o melhor o melhor resultado, de acordo com normas técnicas internacionais, sendo o tempo apenas um dos critérios de avaliação.
As imagens da competição e participação do tocantinense podem ser vistas no Flickr do Sistema FIETO e fan page no facebook. Veja outros canais nacionais do Sistema Indústria que cobrem a maior competição da educação profissional no mundo.