Acidente aconteceu na manhã deste sábado (15) na comunidade Açaizal. Moradores protestaram devido a demora na remoção do corpo pelo IML.
Um homem de 36 anos morreu em um acidente na manhã deste sábado (15) no ramal da comunidade Açaizal, na altura do km 37 da Rodovia PA-370, em Santarém, oeste do Pará. Segundo informações de testemunhas, a vítima Gelcimar Oliveira, pilotava uma moto, quando perdeu o controle e caiu. As causas do acidente estão sendo apuradas.
Ainda segundo testemunhas, Gelcimar trabalhava com pequenos serviços no campo e a suspeita é que ele teria quebrado o pescoço ao cair da moto. Testemunhas informaram também que a vítima não usava capacete. “Eu estava passando no ramal quando vi a moto e o rapaz caído no chão, já morto. Avisei os familiares, os comunitários vieram também e informamos a polícia”, relatou o autônomo, Dinelson Martins.
Familiares e amigos estiveram no local para fazer o reconhecimento da vítima. “Ele sempre andava de moto, mas ele bebia. Ele tinha uma moto, já chegou a cair outras vezes também, mas só tinha sofrido ferimentos leves. Ele estava sem capacete também. Acredito que devido a poeira ele tentou fazer a curva e não conseguiu”, contou o irmão da vítima, Eudimar Oliveira.
Protesto
Após o acidente, os moradores bloquearam um lado da Rodovia PA-370, em protesto pela demora na remoção do corpo pelo Instituto Médico Legal (IML). Eles colocaram pedaços de árvores na pista, atearam fogo em peças de madeira, e destruíram uma placa de sinalização“O rapaz está morto desde as nove horas e já são quase uma da tarde e nada. Já ligamos pra lá, o pessoal já fechou a estrada. Isso não pode acontecer. Nós temos nossos diretos, pagamos nossos impostos”, cobrou o agricultor Francisco de Assis.
A Polícia Militar (PM) foi acionada via Núcleo Integrado de Operações (Niop) e esteve no local acompanhando a situação e fazendo os levantamentos do acidente. “Fomos acionados em virtude do acidente. Chegamos ao local e encontramos a estrada interditada pelos moradores por conta da morte do rapaz. Constatamos a morte da vítima logo quando chegamos”, informou o sargento da PM, Celso Luís.
Nota
O Instituto Médico Legal de Santarém (IML), informou que a solicitação para a remoção do corpo do homem foi feita pela Polícia Civil por volta das 13h48. Após a solicitação, peritos foram até o local do acidente, realizaram levantamento de solo e a remoção do corpo, que deu entrada por volta das 16h no prédio do IML. O corpo passou por exames de necropsia para atestar a causa da morte e em seguida liberado para a família realizar o sepultamento.