O Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado anualmente no mês de agosto, será lembrado no Tocantins, nesta terça-feira, 18, nas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Silvanópolis e Pedro Afonso com uma programação aberta ao público, que inclui palestras, visitas às centrais, apresentação teatral e Dia de Campo.
“O Tocantins é o quinto estado do país no ranking que mede a evolução do recolhimento anual de embalagens. Por isso, temos que incentivar cada vez mais esse trabalho que garante um campo mais limpo, o que é bom para todos”, explica Humberto Camelo, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), órgão responsável pela educação sanitária e fiscalização dos recebimentos de embalagens de agrotóxicos no Estado.
Para lembrar a data, a Adapec, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) participará das comemorações em Silvanópolis, onde realizará uma palestra com o tema: Armazenamento seguro dos agrotóxicos e afins, que será proferida pelo responsável Técnico pela Ação de Agrotóxicos, Lenyhawre de Almeida Lima.
Em Pedro Afonso, a programação teve início no dia 11 e se estende até o dia 23 de agosto com diversas ações: palestras, plantio de árvores, apresentação teatral, visitação ao galpão de embalagens lavadas, encerrando com o Dia de Campo Diferenciado, na Fazenda Brejinho, no dia 23 de agosto.
Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o Tocantins tem muito a comemorar no Dia Nacional do Campo Limpo, pois vem alcançando resultados significativos no número de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. “Hoje ocupamos a 5º posição no ranking nacional que mede a evolução de recolhimento anual, além disso, o Governo doEstado, por meio da Adapec e em parceria com as centrais de recebimento realizou, este ano, dez ações de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos que beneficiou 400 pequenos agricultores de diversas regiões do Estado,” argumenta Humberto.
Segundo o gerente de Avaliação da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, o Dia Nacional do Campo Limpo é uma data para celebrar os resultados positivos de toda a cadeia da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que inclui os agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria e poder público.