Segundo comandante, adultos e jovens são os que mais usam cerol. Operação também fez trabalho de conscientização nas escolas da capital.
A operação Pipa Sem Cerol, realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), apreendeu 100 mil metros de linhas com cerol e linhas chilenas em Goiânia. A ação teve início no dia 19 de julho deste ano e foi encerrada nesta terça-feira (18). Durante os dois meses também foram realizadas ações de conscientização em escolas.
O comandante da GCM, Elton Magalhães, afirmou que foi possível observar que a maior parte das pessoas que usavam as linhas cortantes era adulta e adolescente. “Infelizmente, os adultos, que deveriam conscientizar os jovens e nos ajudar nessa campanha, estão praticando o crime”, afirmou.
A Guarda Civil realizou mais de 100 apreensões no total. Dessas quatro foram prisões em flagrante realizadas em parceria com agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon).
Conforme o comandante, o cerol fez pelo menos uma vítima neste ano. No dia 2 de julho deste ano, Francisco de Assis, de 60 anos, foi morto em um acidente na BR-153, depois de passar por uma linha que estava estendida na rodovia.
Segundo Magalhães, a GCM recebeu mais de 200 denúncias de uso das linhas cortantes. Os acidentes são mais comuns na época de férias e a operação é realizada há cerca de oito anos para evitar que outras pessoas sejam vítimas da prática.
Conforme a lei municipal 8.832, aqueles que forem vistos usando linha com cerol devem pagar multa de R$ 200 por cada conjunto apreendido.
Conscientização
Além das apreensões foi realizado um trabalho educativo desenvolvido pelo grupo Anjos da Guarda. Os membros vão até as escolas vestidos de palhaço ou personagens infantis para conscientizar as crianças dos perigos de usar essas linhas cortantes.
A equipe que realiza a conscientização identificou que as crianças sabem que não é permitido o uso da linha, mas nem todas têm noção do perigo que ela representa para as pessoas. O grupo acredita que os alunos se tornaram mais conscientes depois de receberem a visita dos Anjos.