Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Presos São Transferidos Para Nova Central de Triagem em Santa Isabel

Data do post: 18/08/2015 19:02:10 - Visualizações: (814)

Unidade prisional metropolitana tem 316 vagas. Dois pavilhões carcerários serão desativados para serem reformados.

G1 ParáTrezentos presos do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I (CRPP I) foram transferidos para a nova Central de Triagem Metropolitana III no Complexo Penitenciário de Santa Isabel, na Grande Belém. Com capacidade para 316 internos, a unidade prisional vem para diminuir o déficit carcerário no estado. A meta da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) é gerar, até o fim de 2018, 6,2 mil novas vagas no sistema prisional do Pará.

O CTM III foi ativado e recebeu os internos na segunda-feira (17). Tropas do Comando de Missões Especiais, do Batalhão Penitenciário, da Companhia de Policiamento Fluvial, do Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) atuaram na operação de transferência.

"Com a transferência dos detentos para o CTM III, nós iremos desativar dois pavilhões carcerários do CRPPI para acelerar as ações de reforma. Os trabalhos já começam imediatamente. O CTM III irar operar dentro da capacidade de vagas prevista", garante o superintendente da Susipe, Ten Cel André Cunha. Com a ativação do CTM III, desde 2011, fica em 1.700 o número de novas vagas geradas no sistema carcerário paraense.

Funcionamento

A Central possui consultório médico, odontológico, posto de enfermagem, salas de atendimento psicológico, social e jurídico, celas de observação para presos doentes, uma cela para Pessoas Com Deficiência (PCD) e parlatório, além de alojamento para os servidores. Divididos em bloco A e B, a unidade possui ainda quatro salas de aula e dois solários. A obra foi orçada em mais de R$ 4 milhões, com recursos do estado. O monitoramento dos presos será feito das passarelas em um andar superior, para garantir maior segurança contra possíveis fugas e/ou motins.

Vagas

Segundo a Susipe, atualmente, 14 unidades prisionais estão com obras iniciadas nos municípios de Abaetetuba, Marabá, Parauapebas, Paragominas, Redenção, Santa Izabel, Santarém, São Felix do Xingu, Tomé-Açu, Tucuruí e Vitória do Xingu. Ainda de acordo com o órgão, dados do Ministério da Justiça afirmam que dos 27 Estados da Federação, o Pará ocupa a 13ª posição em população prisional no Brasil.

Atualmente, a Susipe dispõe de 8.061 vagas em 41 unidades prisionais no estado, além de mil tornozeleiras para presos que cumprem pena no regime aberto, prisão domiciliar ou durante saídas temporárias na região metropolitana de Belém. A administração estadual afirma que trabalha na construção de 20 novos centros de detenção no Pará e que o objetivo é zerar o déficit carcerário no Pará é melhorar o trabalho de reinserção social do sistema.

Fonte: G1 Pará