Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Servidores do IFTO Fecham a BR-153 Durante Protesto em Paraíso do TO

Data do post: 29/08/2015 16:20:02 - Visualizações: (525)

PRF diz que 60 pessoas participaram; organização calculou 50. Categoria reivindica melhorias e reajustes salariais.

 (Foto: Divulgação/IFTO)Os servidores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) do câmpus de Paraíso do Tocantins paralisaram um trecho da BR-153 durante um protesto na manhã desta sexta-feira (28). A manifestação teve como objetivo reivindicar a reposição salarial de 27,3%, jornadas de trabalho com 30h semanais para os servidores técnicos administrativos e a criação da data-base para todos os servidores do executivo federal. A greve dos servidores do IFTO no Tocantins começou no dia 13 de julho na unidade de Araguaína, no norte do estado.

 Em Paraíso, os manifestantes bloquearam as duas pistas da rodovia com faixas de protesto e entregaram panfletos aos motoristas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a manifestação durou cerca de 1h30 e contou com 60 participantes. A organização estimou cerca de 50 pessoas.

A polícia informou ainda que durante o protesto os agentes auxiliaram no fluxo do trânsito no local. O campus do IFTO de Paraíso do Tocantins conta com 120 servidores e 800 alunos.

Proposta

O governo federal não concorda com as reivindicações e propôs o pagamento de 21% de reposição salarial, com o valor dividido em quatro vezes. No Tocantins, nove unidades do IFTO estão em greve. Os servidores protestam ainda contra o corte de 46% no orçamento que é utilizado na infraestrutura da unidade e melhorias aos cursos oferecidos. Além disso, saem em defesa do Reconhecimento de Saberes e Competência (RSC) para os técnicos administrativos e servidores aposentados.

Fonte: G1-TO