Na manhã da quarta-feira, 02, no auditório da Diretoria Regional de Ensino de Palmas (DRE) aconteceu um encontro com todos os diretores das escolas estaduais no intuito de se implantar mais uma Rede Comunitária de Segurança (RCS), neste caso, para a segurança escolar.
A proposta caminha para uma vertente preventiva, na qual Polícia Militar e Comunidade escolar façam, em conjunto, redes comunitárias de segurança escolar.
Neste formato, a escola, corpo discente, docente e administrativo podem ser o diferencial na busca desta segurança, bastando exercerem o seu real poder de mobilização e, consequentemente, assumir o controle da segurança nas escolas.
O objetivo é que problemas que podem refletir na segurança pública como conflitos entre alunos, dano ao patrimônio, ameaças e mesmo crimes contra a pessoa, possam ser tratados através de mecanismos internos.
A RCS Escolar tem como proposta o desenvolvimento de atividades como a “Formação continuada, que será desenvolvida em encontros temáticos, junto aos orientadores educacionais e/ou outros profissionais, indicados pela direção das escolas”; “Fomento à criação de Rede Comunitária de Segurança Escolar, com monitoramento de ações, debates sobre temas correlatos, solução de controvérsias disciplinares e demais necessidades em segurança pública”; “Encontros solicitados pelos diretores, com temáticas peculiares a cada escola, visto que a proposta abrange escolas com diferentes problemáticas sociais”.
Também acontecerão Cursos de Capacitação de agentes comunitários de segurança; Curso PROERD Pais – Curso vinculado ao Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência, direcionado aos pais; Intervenções conjuntas entre escola e Conselhos tutelares / delegacias especializadas.
Para a diretora regional de ensino de Palmas, professora Mara de Fátima Bassan Bayer, a parceria entre a Polícia Militar e as escolas de Palmas tem o apoio da sua diretoria, bem como trará importantes resultados não somente em resposta à criminalidade, mas com o aumento da segurança para os alunos e para o corpo administrativo e docente.