Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ações de Escovação Dental Estão em 133 Municípios do Tocantins

Data do post: 10/09/2015 12:26:48 - Visualizações: (491)

Escovar os dentes de forma adequada é essencial para garantir a saúde da boca.

Frederick Borges / Governo do TocantinsTendo isso em vista, ações de escovação dental supervisionada, que fazem parte da Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, são realizadas nos municípios tocantinenses. Atualmente, o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), assessora os profissionais e gestores municipais com webconferências, oficinas, e visitas, visando o apoio institucional para melhoria do desempenho da escovação dental supervisionada e no desenvolvimento de suas atividades.

Em todo o Tocantins, existem, atualmente, 370 equipes de Saúde Bucal registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Só no Estado, no período de janeiro a maio (último mês atualizado), foram 177.627 ações de escovações. Hoje, o Estado conta com 133 municípios que desenvolvem o programa.

O objetivo da escovação dental supervisionada é orientar e estimular a população sobre o uso do creme dental fluoretado, contribuindo para a prevenção de doenças bucais como cárie dentária e doença periodontal (condições inflamatórias que afetam a gengiva).

A ação é coordenada nos municípios pelo cirurgião-dentista da Estratégia de Saúde da Família, que é responsável por planejar as ações no território, criando estratégias para estimular o autocuidado do usuário, levando-o a prevenir a ocorrência das principais doenças bucais.

Monitoramento e avaliação

Para monitorar e avaliar as equipes, a Área Técnica de Saúde da Família e Saúde Bucal acompanha o indicador média da ação coletiva de escovação dental supervisionada, que trata do percentual de pessoas que participaram da ação, isto é, a média de pessoas que tiveram acesso à escovação com orientação e supervisão de um profissional treinado.

A atividade é fortalecida com o Programa Saúde na Escola, instituído pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, que conta com a participação ativa do cirurgião-dentista, sendo a escovação uma ação essencial e obrigatória.

“Acreditamos que muitos municípios estão realizando a ação, porém não estão informando no Boletim de Produção Ambulatorial BPA devido à utilização do novo Sistema de Informação em Saúde SISAB/e-SUS. E, como este novo sistema ainda está em fase de implantação, nem todos os municípios estão conseguindo exportar os dados para alimentar o sistema”, informou a técnica de Saúde da Família e Saúde Bucal da Sesau, Mirelly Baldon.

Segundo a técnica, para o desenvolvimento desta ação, existe o parâmetro de 8% recomendado pelo Índice de Desempenho do SUS (Idsus). O município pactua o percentual de escovação que irá realizar durante o ano baseado na população total cadastrada no IBGE, devendo ser considerado o número de profissionais que trabalham no município, bem como o apoio da gestão municipal para o desenvolvimento da ação. Ou seja, os profissionais deverão realizar o acompanhamento desse importante meio de prevenção das principais doenças bucais”, explicou a técnica.

Municípios

Um exemplo de localidade que vem desenvolvendo as ações no Estado é o município de Sucupira, localizado a 276 km de Palmas. A cirurgiã-dentista Valéria Santos explica que nos municípios a escovação supervisionada acontece nas escolas, creches e na Unidade Básica de Saúde, onde os pacientes são orientados antes dos procedimentos odontológicos. Repassamos diversas orientações relacionadas à escovação, técnica e movimentação e ressaltamos que a troca da escova deve ocorrer de três em três meses”, informou a profissional.

Fonte: Luciana Barros / Governo do Tocantins