Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Foragido da Cadeia Pública de Tocantinópolis Cai nas Garras do GTO de Redenção (PA)

Data do post: 11/09/2015 23:16:33 - Visualizações: (3803)

O Grupamento Tático Operacional (GTO), da cidade paraense de Redenção, prendeu no final da manhã desta sexta feira (11), Iraziel Gomes Sobral, fugitivo da cadeia pública de Tocantinópolis, onde cumpria pena por ter assassinado o comerciante José Diomar, conhecido popularmente como "Neguinho da Beira Rio".

Foto Divulgação GTO Redenção-PASegundo informações repassadas pelo GTO, o grupamento recebeu uma denuncia anônima via telefone, no qual relatava que Iraziel Gomes estaria nas proximidades da rodoviária municipal juntamente com outros elementos. Após a denuncia, o CB Morais (GTO), comunicou o SGT R Luz (Ordinário), que foi até o local que reconheceu o suspeito após visto fotos do mesmo no site Tocnoticias, Portal de Noticias de Tocantinópolis, assim o Sargento acionou o GU do Tático que efetuou a prisão de Iraziel que não esboçou reação.

Após ser abordado, Sobral contou aos policiais que realmente era fugitivo da cadeia pública, porém negou a autoria do crime contra José Diomar.

Iraziel foi encaminhado para a delegacia de polícia local para os procedimentos cabíveis e posterior recambiamento para Tocantinópolis.

O Crime

Iraziel Gomes Sobral que na época tinha 28 anos, foi preso no dia 20 de Fevereiro de 2011, um dia após ter assassinado José Diomar, crime cometido com requintes de crueldade, pois a vítima foi morta a pedradas e depois de preso, Iraziel confessou que havia matado o comerciante mais não roubou. “roubaram depois que viram ele morto, 'eu não faço latrô não'" se referindo ao crime de latrocínio (roubo seguido de morte).

imagem do site www.tocnoticias.com.brNa ocasião que foi preso o acusado concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter do Portal Tocnoticias onde relatou em um trecho da entrevista: "Eu quero é só me livrar do latrô, homicídio é homicídio qualquer um da conta de puxar, mas latrô é cadeia demais doido, eu não roubei ele não, só matei mesmo”.

Continuando Iraziel ainda disse: “Todo roubo lá na beira jogam em mim, antes eu havia puxado três meses aí eu saí, e ele me acusou de outro 155 sem eu ter feito, e nenhum dos dois não foi eu que fiz não, agora esse daí... Eu não corri não moço, eu fiquei em casa, a minha família todinha tava mandando eu correr, mandando eu sair fora eu não fui não, fugir pra quê?”. Relatou o acusado.

A Primeira Fuga

imagem do site www.tocnoticias.com.brIraziel passou apenas 06 meses preso, já que no dia 22 de Agosto de 2011, ele conseguiu arquitetar uma fuga da Cadeia Pública de Tocantinópolis que na ocasião estava caindo aos pedaços, porém o meliante não conseguiu ficar se quer ficar 48 horas livre, acuado do lado de fora da cadeia, Sobral com medo de morrer, se entregou voltando assim para a jaula novamente onde ficou quase dois anos.

Segunda Fuga

Iraziel conseguiu novamente ganhar a liberdade em 04 de julho de 2013, quando ele e os detentos Raimundo Pereira Motta, José Santana Martins e Daniel Fernandes da Silva empreenderam fuga da cadeia pública de Itaguatins (TO), que estava abrigando os presos da cadeia de Tocantinópolis que na época estava em reforma.

imagem do site www.tocnoticias.com.brSobral foi recapturado no Estado do Maranhão no dia 11 de Outubro de 2013, quando Segundo informações da Delegacia Regional de São João dos Patos (MA), Iraziel se meteu em uma briga em um bar da cidade de Sucupira do Riachão, e na ocasião tentou esfaquear um rapaz, que felizmente escapou ileso da fúria do assassino. A polícia militar foi acionada para atender a ocorrência e quando os policiais chegaram no bar, Sobral já havia se evadido do local se escondendo dentro de uma mata, porém, os PM's levantaram algumas informações de que Iraziel estaria morando na localidade já há algum tempo e ficaram de tocaia esperando. No outro dia na sexta feira (11/10), o crápula apareceu como se nada tivesse acontecido, momento este que foi preso pela guarnição. Levado para a delegacia os policiais militares descobriram que o meliante era fugitivo e estava com um mandado de prisão em aberto.

Terceira Fuga

Apenas 34 dias depois de ser recapturado no Maranhão, Iraziel volta a fugir, e desta vez, junto com Sobral, escapou também Jardim Pereira de Jesus,  que na época tinha 28 anos, e no mundo do crime é conhecido como "Cabeça amarela". Desta vez, para escapar a dupla serrou uma das grades da janela da cela e fugiram tomando rumo ignorado. Para tentar impedir novas fugas, a direção da cadeia mandou instalar barras de ferros retiradas de lâminas de tratores, o que pode aumentar o grau de dificuldade dos detentos.

Nesta ultima escapada, Sobral ficou um ano nove meses e 26 dias foragido, até ser recapturado novamente na cidade de Redenção (PA).

Fonte: Roberlan Cokim/ Redação do Tocnoticias