Segundo Naturatins, fenômeno acontece todos os anos em Gurupi. Poluição pode estar agravando a situação do córrego Pouso do Meio.
Peixes apareceram mortos no córrego Pouso do Meio, no setor Jardim Tocantins II, em Gurupi, no sul do Tocantins, nesta terça-feira (15). De acordo com o Instituto Natural do Tocantins (Naturatins), o fenômeno acontece todos os anos, mas a poluição pode estar piorando a situação. No local foi encontrada grande quantidade de lixo, como pneus, sacolas e garrafas plásticas e até roupas.
O aposentado Bernadino Lourenço das Neves, fica preocupado com a situação que se repete. "Fiquei e quem não ficaria? Ver um bichinho tentando respirar e não conseguir".
Fiscais do Naturatins estiveram no local para uma avaliação. "Nossa equipe avaliou que por causa da chuva que teve na cidade, desceu muito entulho para o córrego, vindo de outras avenidas. Da para ver que tem muita sujeira. A água estava com oxigenação baixa e quando chega uma quantidade grande de líquido, sem oxigenação ideal, os peixes acabam morrendo", explicou coordenador regional do órgão, Antonio Carlos Brabasia.
O comerciante Neuder Sousa, mora ao lado do córrego e espera que sejam tomadas medidas para reverter a situação. "Podiam colocar uma tela na ponte porque todo usuário que passa de carro, joga lixo aqui. Por isso que está essa mortandade de peixe aqui", conclui.