Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

DPE em Tocantinópolis Auxilia em Propostas para a 4ª Conferência de Políticas Para a Mulher

Data do post: 16/09/2015 21:12:00 - Visualizações: (792)

A equipe multidisciplinar da Defensoria Pública em Tocantinópolis participou da etapa municipal da 4ª Conferência de Políticas para as Mulheres nesta terça-feira, 15.

Foto: DivulgaçãoOs servidores da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins conduziram um grupo de discussão que elaborou propostas no eixo “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

Participaram das discussões, a assistente social Aline Machado Moreno, o pedagogo Valdoci Feitosa de Souza e a psicóloga Izabel Saboya, bem como representantes de escolas, universidades, órgãos públicos estaduais e comunidade. As propostas serão levadas para a Conferência Estadual, que acontecerá dias 25 e 26 de novembro, no auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

No evento, foi eleita como 1ª suplente de delegada, a assistente social Aline Machado Moreno, representando as instituições governamentais. Na Conferência Estadual também serão selecionadas delegadas para participarem da 4ª Conferência Nacional, em Brasília, Distrito Federal, de 15 a 18 de março de 2016, sob a coordenação da SPM/PR – Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do CNDM – Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

O tema da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, e tem como objetivo traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas. A Defensoria Pública tem importante papel para alcançar este objetivo, segundo a psicóloga Izabel Saboya. “Lidamos com questões de direitos, quanto mais mulheres se empoderarem e tivermos o fortalecimento da participação social, melhor!”, disse.

Enfrentamento

A equipe da DPE-TO também participou de uma roda de conversa com mulheres na zona rural na passagem da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo da Floresta e das Águas, no mês de agosto em Tocantinópolis, nos povoados Folha Grossa, Olho d’Água, Passarinho e Ribeirãozinho. A equipe multidisciplinar da DPE-TO orientou sobre acolhimento à mulher vitima de violência no âmbito da Defensoria Pública.

A atividade, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, visa garantir o acesso das mulheres do campo às políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres em suas diferentes dimensões. As unidades móveis são ônibus e barcos especialmente adaptados que levam serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência ao campo, floresta e águas. Esses serviços incluem prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal. As unidades também têm função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.

Fonte: Keliane Vale /Ascom DPE-TO