Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Curso de Capacitação de Inspetores Motiva Fiscalização Sanitária nos Municípios

Data do post: 20/09/2015 11:21:02 - Visualizações: (556)

O curso de capacitação de inspetores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado ao longo do ano, motiva a fiscalização sanitária da produção de alimentos nas agroindústrias de produtos de origem animal nos municípios tocantinenses.

Luciano Ribeiro / Governo do TocantinsNa ultima quinta-feira, 17, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), encerrou a programação do ano com a participação de inspetores de 17 municípios, incluindo secretários de agricultura, médicos veterinários e técnicos agrícolas.

Em 2016, a capacitação será para os municípios que estão em processo de implantação do Serviço de Inspeção. Após o término das atividades, o secretário da Agricultura, Clemente Barros, fez a entrega dos certificados aos concluintes da capacitação e agradeceu a participação e esforço de todos os envolvidos. 

A engenheira de alimentos da Seagro, Kênia Lellis, proferiu palestra sobre inspeção sanitária aplicada ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e explicou o passo a passo dos procedimentos adequados para os produtores regularizarem seus produtos. “É uma condição para que o pequeno produtor saia da clandestinidade e ofereça um produto de qualidade à população”, definiu.

Para o médico veterinário de Novo Alegre, Rodrigo Medina, a capacitação é um instrumento para garantir a segurança alimentar, e consequentemente expandir a oferta de produtos. “É uma forma de orientar aos produtores a atender as exigências do SIM, possibilitar a oferta dos alimentos no mercado consumidor e habilitar o produtor para a comercialização de seus produtos para os programas do governo federal, como Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar”, enfatizou.

Segundo o secretário de agricultura do município de Caseara, Renan Ribeiro, o curso é uma oportunidade de levar aos produtores do município as informações necessárias para legalização dos alimentos de origem animal. “Além de melhorar a qualidade de vida, busca também o desenvolvimento do comércio local e a economia do município”, disse.

Segundo o secretário, Caseara possui agroindústria de polpa de cupuaçu, açaí e água de coco. O município tem 11 assentamentos de produtores rurais, com cerca de 600 famílias de pequenos produtores e 80 produtores de médio e pequeno porte.

Situação

Atualmente, dos 139 municípios, um total de 63 já implantaram o SIM, 33 estão em tramitação, os demais serão implantados posteriormente.

Fonte: Elmiro de Deus / Governo do Tocantins