Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mais de 40 Pacientes do Tocantins Já Foram Beneficiados com Transplante Renal

Data do post: 01/01/2016 18:50:40 - Visualizações: (1216)

O total de 42 pacientes do Tocantins já foram beneficiados com transplante renal, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Fundação Pró-Rim. Atualmente, 27 estão em acompanhamento pré-transplante e 15 em pós-transplante em ambulatório.

Foto: DivulgaçãoAlém disso, dez pacientes estão em processo de transferência para a realização do transplante em Joinville, Santa Catarina.

A auxiliar de contabilidade, Gioelza Pereira de Souza Reis, moradora de Palmas, é uma das pacientes que já realizou o transplante e aguarda o retorno para casa. Há um ano ela recebeu um novo rim. 

“Eu tive pressão alta quando estava grávida, tomei muita medicação e após três anos comecei a inchar o corpo todo. Certo dia fui ao posto de atendimento e estava com a pressão 24/16, altíssima, a partir daí começou minha difícil luta. Depois de muitos exames descobrimos que o problema estava nos rins, já fui diagnosticada como nível 5, que é insuficiência renal crônica em estado terminal. Meus rins atrofiaram e tive que começar a hemodiálise, um sofrimento. Foram três longos anos assim até que no ano passado entrei para fila de transplante e consegui muito rápido, foram apenas dois meses de espera”, contou.

Agora, Gioelza aguarda a volta para casa, prevista para o início do ano que vem. “Graças a Deus deu tudo certo, só de sair da máquina de hemodiálise pra mim já é uma grande vitória. Era muito difícil aquela situação. Nos momentos especiais, por exemplo, eu não podia estar com minha família, porque tinha que ir pra máquina. Não podia viajar, porque não era fácil conseguir uma vaga em outra cidade. Estou feliz porque tenho mais tempo de vida e por poder ver minha filha crescer. É uma emoção muito grande”, disse emocionada.

Tratamento

Em Palmas, 183 pacientes renais crônicos estão em tratamento. São mensalmente 2.264 sessões de hemodiálise, além de 14 pacientes em diálise peritoneal e 150 sessões de diálise aguda na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP). A média mensal de consultas ambulatoriais em pacientes por tratamento conservador, encaminhados pelo Serviço de Regulação chega a 300.

Em Gurupi, são 108 e a média é de 1.306 sessões de hemodiálise por mês. São quatro pacientes em diálise peritoneal e 20 sessões de diálise aguda na UTI do Hospital Regional de Gurupi (HRG). Além desses, em Gurupi há uma média mensal de 120 pacientes em tratamento conservador, também encaminhados pela Regulação.

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Milanês Silva de Souza, há dois anos faz parte da estatística de pacientes em tratamento de diálise peritoneal, procedimento em que o próprio paciente pode realizar o tratamento em casa.

“Pressão alta, problema prostático, diabetes. Todos esses três sintomas vieram ao mesmo tempo e eu fui pego de surpresa. Na época, constatei que havia perdido os dois rins totalmente. Eu tinha três alternativas, hemodiálise, diálise peritoneal e transplante. Eu optei pela diálise, porque é um procedimento que o próprio paciente faz e fica a critério dele conduzir sua forma de viver. Quando viajo, levo meu equipamento e é mais cômodo”, disse.

O paciente ainda compartilhou a intenção de se candidatar ao transplante no ano que vem. Acho que hoje temos muita gente com problema renal e é algo que se vive ou morre. Muitas pessoas que iniciaram o tratamento comigo e já se foram, não levaram a sério, não aceitaram”, lembra.

Convênio

Por meio do convênio, o Estado oferece há 10 anos tratamento diferenciado aos pacientes renais do Tocantins. É de responsabilidade da Sesau custear o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e assumir as despesas de viagem e parte da estadia dos pacientes e potenciais doadores. O Estado também disponibiliza parte dos exames de pré-transplante realizados no Tocantins antes da chegada dos pacientes para a primeira consulta, em Santa Catarina, sede da fundação Pró-Rim.

A Fundação Pró-Rim, por sua vez, oferece atendimento multidisciplinar, incluindo médicos e enfermeiros especializados, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Fonte: Camilla Negre e Léo Saballa / Governo do Tocantins e Fundação Pró-Rim