Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Vazão Defluente Mostra que Rio Tocantins Começa a Baixar

Data do post: 03/01/2014 20:59:54 - Visualizações: (3180)

Medição feita pelos operadores da UHE-Estreito mostram que do dia 1º até esta quinta feira (03), as águas diminuíram a vazão  cerca de 1.987,99 m³/s.

Clique Para Ampliar         Mesmo com a ligeira baixa do rio, a defesa civil da cidade de Imperatriz (MA), continua cadastrando os moradores dos cinco bairros localizados á margem do rio, os populares "Ribeirinhos". As equipes visitam cada uma das residências em busca de informações necessárias para a composição de um relatório que poderá agilizar o atendimento aos moradores, no caso de uma subida no nível da água do Tocantins.

Imagem do site O Progressonet            As visitas foram iniciadas pelo bairro Curtume, que tem acesso pela Avenida Frei Manoel Procópio, próximo à Rua 13 de Maio. Dezenas de famílias receberão os agentes da Defesa Civil e responderam ao questionamento. “São informações quanto ao número de pessoas na residência, se existe pessoas com doença crônica ou grave, especial, quantas crianças, adultos, entre outras informações que servem para montar estratégia de alojamento, caso seja necessário”, explica o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas.

Dona Eugênia mora no bairro Curtume. No momento da visita da Defesa Civil, a água estava a aproximadamente 15 metros da casa ela mora com a família. “Tem só um ano que eu moro aqui. Não sei o que vai ser, se água vai chegar, se vai ficar até onde estar. Sei que é arriscado, mas tomara que essa enchente não aconteça e não nos prejudique”, diz.

            Francisco das Chagas informou que 448 famílias moram na área de risco de alagamento. O número será atualizado ao final do recadastramento, que ainda deverá ser feitos nos bairros Areial, Caema, Beira-Rio e Leandra. “Se for preciso nós voltaremos e residências que estavam fechadas na primeira vez que passamos. Voltaremos à noite, domingo, feriado, no momento e que precisar. A situação é de alerta”, declara.

            Reforçando, o superintendente da Defesa Civil, disse que o processo de recadastramento é um ‘raio x’ das comunidades, que também tem o objetivo de evitar a infiltração de pessoas estranhas no meio de quem precisará de ajuda, diante de uma possível enchente.

            Segundo informações vindas da UHE-Estreito, os técnicos prevêem uma baixa ainda maior do volume de água com uma previsão de defluência para as próximas 24 horas de  7.500,00m³/s, de  6.231,00m³/s para as próximas 48 horas que deve baixar para 5.811,00m³/s até as próximas 72 horas.

Clique Para AmpliarVejam Abaixo a Tabela de Vazão Defluente dos últimos três dias:

Vazão Defluente m³/s
Dia Janeiro 2014 Média até:
1 10.281,35 24h
2 9.508,94 24h
3 8.293,36 8h

 


 

Fonte: Com Informações de Hemerson Pinto