Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Professor de Taekwondo Tocantinopolino Realiza Exames de Avaliação e se Torna Mestre em 4º Dan

Data do post: 04/01/2014 15:30:45 - Visualizações: (3377)

Carlos Adriano Magalhães da Silva, iniciou-se na nobre arte em 1996, e de lá pra cá vem se aprimorando, se tornando o primeiro mestre da região do Bico do Papagaio, durante exame realizado no ultimo dia 21 de Dezembro em Palmas.

Arquivo Pessoal Carlos Adriano Carlos está com 34 anos de idade e se diz muito satisfeito por ter chegado tão longe em uma região de poucos praticantes. Morador de Tocantinópolis, Adriano é também instrutor de trânsito, artista plástico com vários trabalhos reconhecidos nacionalmente e é pregador do Taekwondo por esporte, nunca para a violência.

Hoje o novo Mestre atua em três locais diferente ensinando a arte para os jovens tocantinopolinos, sendo na academia i9 Fitness, Escola Paroquial Cristo Rei e na Escola Estadual Aldenora Alves Correia no Bairro Alto Bonito. No total, o mestre ensina a cerca de 150 alunos, disciplinando os mesmos de forma que aprendam a arte da defesa pessoal e não se envolvam com conflitos e principalmente evitar as más companhias que sempre influenciam para o mau caminho.

Com tantas batalhas durante estes 16 anos, Carlos com toda sua humildade já conhecida não esqueceu de fazer seus agradecimentos, onde primeiramente lembra a Deus por ter lhe dado forças para chegar onde está hoje, ao seu tio Emivaldo Aguiar, ao seu Mestre Pedro da Silva Araújo, ao município em nome da prefeitura e os munícipes que sempre o acolheram bem, ao portal tocnoticias por sempre está cobrindo os eventos organizados pela "Escola Mestre Carlos Adriano Taekwondo", e principalmente aos seus atletas.

            Sobre o Mestre

Professor Carlos Adriano deu inicio no taekwondo em 1996 com seu tio Emivaldo da Silva Aguiar, que deste então não parou de ministrar suas aulas, sendo que em 16 de novembro de 1999 abriu sua 1º academia como instrutor localizada na rua maranhão próximo ao hospital público de tocantinópolis-TO. Carlos ainda trabalhou com várias ONG´S como: Visão Mundial, Peti, Pro-jovem, Creas, Comunidade Alto Bonito, Academias particulares e Escolas públicas do município, depois de ter participado de alguns eventos dentro da modalidade visitando outros municípios e estados para melhorar seu conhecimento e técnicas hoje junto com a federação tocantinense realiza seu grande objetivo que era se torna mestre.

Arquivo Pessoal Carlos AdrianoUltimo Evento Organizado.

Foto Romário Agitus TocA Escola do agora Mestre Carlos Adriano organizou em setembro do ano passado a 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Taekwondo que aconteceu no ginásio de esportes de Tocantinópolis onde reuniram-se mais de 150 atletas.

Na ocasião os alunos da escola tocantinopolina puderam mostrar suas aprendizagens com o professor Carlos, lutando nas 07 categorias sendo estas mirim (até 8 anos), infantil (9 a 11 anos), cadetes (12 a 14 anos), júnior (15 a 17 anos) ao adulto para as idades entre 16 a 30 anos, sub-21 (16 a 21 anos) e Master tanto para masculino quanto para feminino. (Assistam no vídeo abaixo uma das lutas que aconteceram no evento)

Vejam Abaixo algumas fotos tiradas no torneio disputado em Tocantinópolis:

Saiba Mais Sobre o Taekwondo

Foto Romário Agitus TocTaekwondo (em coreano: 태권도; AFI: [tʰɛk͈wʌndo]) , também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.

A Coréia era dividida em três reinos: Koguryeo, Paek-Je e Silla. O reino de Silla dominou toda a Coréia e pendurou até 1392, quando assumiram o poder os Yi. O reino de Silla criou um grupo de guerreiros conhecidos como Hwarang. Eles estudaram a história, filosofia Confuciana, ética e moral budista. As primeiras artes marciais coreanas desenvolveram-se com a fusão de estilos de lutas desenvolvidas pelos três antigos reinos coreanos. A mais popular destas técnicas era Taekkyeon, um dos segmentos de Subak. Apesar da rica história de artes marciais, as artes marciais coreanas desapareceram na obscuridade durante o final da Dinastia Joseon. A sociedade coreana tornou-se altamente centralizada e artes marciais foram malvistas em uma sociedade cujos ideais eram simbolizados por seus reis-eruditas. Durante seu reinado, Joseon consolidou o seu domínio absoluto sobre a Coréia, incentivou o fortalecimento dos ideais e doutrinas confucionistas na sociedade coreana, importou e adaptou a cultura chinesa. No entanto, a dinastia foi severamente enfraquecida durante o final do Século 16 e início do Século 17, quando as invasões pelos vizinhos Japão e Dinastia Qing ultrapassaram a península, levando a uma política cada vez mais dura de isolamento, pelo qual a Coreia se tornou conhecido como o Reino Eremita. No entanto, o Taekkyeon persistiu até final do Século 19.

Uniforme e Equipamentos

imagem da internetEm campeonatos de lutas, os atletas deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Difusão no Brasil

No Brasil, em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation, juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em vários locais do Brasil. (Wikipedia)


Fonte: Redação do Tocnoticias