A Agência de Defesa Agropecuária-Adapec promove capacitação em didática de ensino e técnicas de trabalho para os inspetores agropecuários da área de inspeção animal do órgão.
O treinamento ocorre durante todo o dia desta segunda-feira, 7, no auditório da Seagro, em Palmas. O objetivo é contribuir para o aprendizado de uma didática específica na hora de realizar palestras do projeto Inspetor Junior, no ambiente escolar e não escolar.
De acordo com a palestrante professora e Mestre em educação, Maria Madrilene de Carvalho Costa, a capacitação ensina a maneira correta de o palestrante abordar os temas, adequando o conteúdo ao público-alvo. “Orientamos a melhor metodologia e recursos a serem usados para despertar a atenção do ouvinte”, disse. Para o coordenador de educação sanitária da Adapec, Lenito Abreu, esta preparação será importante para alcançar os objetivos. “Queremos levar informações com o domínio da linguagem e das técnicas para conseguirmos vários disseminadores”, disse.
Projeto Inspetor Junior
O projeto é parte do convênio entre governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É voltado aos alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas rurais e urbanas, por meio de palestras educativas ministradas pelos inspetores da Adapec. O principal objetivo é levar informação sobre a importância do consumo de produtos e subprodutos de origem animal inspecionados. Divulgar informações sobre as zoonoses e toxinfeccções que podem ser adquiridas e a identificação do selo de inspeção.
As escolas visitadas estarão nos municípios onde há estabelecimentos registrados no SIE- Serviço de Inspeção Estadual. Durante os encontros os alunos receberão cartilhas educativas e folders explicativos. Os temas trabalhados serão: Inspeção em laticínios, frigoríficos e entrepostos; Embalagem e rotulo, além de divulgar o disque defesa. O projeto começará a ser executado no segundo semestre deste ano.