O Centro de Atenção Psicossocial, Jorge Dionísio de Sousa - (CAPS) é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, abertos e destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais.
O CAPS oferece atendimento à população, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS também atende aos usuários em seus momentos de crise.
Apoio ao usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
Devido a grande demanda o CAPS de Tocantinópolis precisou ampliar os atendimentos e fazer um serviço específico para o cuidado, à atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. E para melhorar os atendimentos aos assistidos, a Prefeitura Municipal de Tocantinópolis já destinou uma área onde será construído o novo CAPS do município.
O CAPS dispõe de uma equipe multiprofissional composta por clínico geral, psiquiatra, psicóloga, enfermeira, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagoga, farmacêutico, artesãos, técnico em enfermagem, dentre outros.
Os assistidos e funcionários do CAPS desenvolvem vários tipos de artesanatos durante o período de tratamento, como: bordados, confecções de tapetes, panos de prato, pinturas em telas, ornamentação de sandálias, enfeites decorativos, etc. Há também atividades individuais e em grupos (oficinas, atividades físicas nas academias da melhor idade, psicoterapia, e diversificação fora da unidade). Uma forma de está promovendo a interação entre os mesmos e facilitando o tratamento durante o período assistido.
Atualmente o CAPS de Tocantinópolis atende 45 pacientes e também os municípios de Aguiarnópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha.