A Polícia Militar do Tocantins, através da coordenação de análise de dados e estatísticas do SIOP – Sistema Integrado de Operações, fez um demonstrativo dos furtos e roubos de carros e motos ocorridos na capital e das recuperações destes veículos.
No comparativo feito entre o período de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Graças às operações Capital Segura e Palmas Contra o Crime desenvolvidas em Palmas desde o início deste ano, foi possível reduzir de 205 para 175 o número de ocorrências desta natureza.
De acordo com os dados do Siop, em 2013 foram furtados 175 veículos, entre carros e motos, e neste ano o número caiu para 147. Já os roubos de veículos, que no ano passado foram registradas 30 ocorrências, neste ano a PM atendeu a 28 chamadas, totalizando em 2013, uma média de 205 veículos furtados ou roubados e em 2014 foram 175.
Mesmo com o intenso crescimento populacional da capital, neste ano de 2014 as equipes do 1º e 6º Batalhões e da CIOE – Companhia Independente de Operações Especiais, recuperaram e devolveram aos proprietários um número bem maior de veículos do que nos dois anos anteriores. A média de veículos recuperados e localizados só este ano chegou a 67,42%, enquanto que no mesmo período de 2013 foi de 40,4%.
Considerando que os veículos localizados são aqueles deixados abandonados e os recuperados são os encontrados com o autor do roubo ou furto, ou então com o receptador, os carros e motos que a PM recuperou e, consequentemente, efetuou a prisão do condutor, neste ano foram 95 e no ano passado foram 79. Já as localizações de carros e motos realizadas neste ano somaram 23 e em 2013 totalizaram 22.