Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Estado Ajudando Mulheres a Se Tornarem Mães

Data do post: 09/05/2014 18:36:53 - Visualizações: (1176)

Parto é o momento que marca o início da maternidade. Reconhecido como um dos mais importantes na vida da mulher, tem amplo apoio do governo do Estado, que tem priorizado ações para que essa ocasião seja a mais confortável e segura para gestantes e bebês.

Foto: Elson Caldas ATN  Diante disso, o Hospital e Maternidade Dona Regina oferece um trabalho humanizado com equipe multidisciplinar e instrumentos, como por exemplo, acompanhante antes, durante e depois do parto, além de fisioterapeutas que ajudam na preparação e exercícios durante o trabalho de parto.

Irenilde Oliveira é uma das usuárias que se tornou mãe na última semana. Por ter vivido uma gravidez de alto-risco, os médicos indicaram que fosse feita uma cesariana. “Eu moro em Dois Irmãos e, como tenho diabetes, fiz todo o pré-natal no hospital Dona Regina. Aqui fui e estou sendo muito bem cuidada. Tive acesso a todas as informações e também direito a um acompanhante. O nascimento do Samuel foi um presente que Deus me deu”, comemora.

A acompanhante de Irenilde, Priscila Gomes Oliveira, contou que além do apoio que deu para a irmã, a experiência de ver o sobrinho pela primeira vez foi única. “Foi emocionante ver o Samuel nascendo, chorei muito e filmei tudo. Aqui no hospital estou podendo acompanhar tudo bem de perto, participei do primeiro banho, estou muito feliz em poder viver esses momentos”.

A jovem de apenas 15 anos, Ângela Soares de Oliveira, teve todo o apoio da equipe médica para que sua mãe, Angélica Soares de Oliveira, a acompanhasse. “Eu sempre quis ter parto normal e com minha mãe ao meu lado fiquei tranquila, ela me deu toda carinho e ajuda para que meu filho nascesse bem.” Ângela fala que o bebê nasceu prematuro, com 34 semanas e três dias, e que logo após o seu nascimento os médicos o entregaram para que ela o segurasse e pudesse amamentar. “Fiquei muito feliz e emocionada quando eles colocaram o Ruan Carlos no meu colo e vi o seu rostinho”, declara.

Angélica, mãe de Ângela, considera que o parto natural é a melhor escolha para a gestante e para o bebê. “Fiquei orgulhosa com a postura da minha filha, a escolha dela pelo parto natural que só trouxe benefícios para ela e para o meu neto. Estou muito feliz de ter acompanhado todo o processo e de estar o tempo todo pertinho deles”, destaca.

Segundo a responsável pela equipe de humanização da Maternidade Dona Regina, Wilma Manduca, para ter um bom parto é fundamental que a gestante se prepare e se informe sobre as boas práticas que os profissionais da saúde devem adotar e ressalta que o hospital incentiva o parto natural através de ações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como também, realiza partos cirúrgicos (cesariana), caso haja complicações e seja recomendado pelo médico.

Orientações

Wilma dá orientações para as mulheres que terão seus bebês na Maternidade Dona Regina. “A gestante deve trazer o plano individual de parto onde ela descreve quais são os seus desejos enquanto parturiente. A mulher tem direito a um acompanhante de livre escolha, a um ambiente privativo, pode se movimentar e ficar na posição que desejar na hora do parto. Os profissionais do hospital também oferecem métodos não farmacológicos como massagens, banhos e técnicas de respiração e, quando necessária analgesia, através de anestesia peridural”, explica.

Fonte: Shara Rezende/ ATN