A SESAU em parceria com a Prefeitura de Tocantinópolis e Secretaria Municipal de Saúde realizaram na ultima segunda-feira, 19, oficina de capacitação aos profissionais da Atenção Básica do município e de cidades vizinhas.
As ações são direcionadas ao segmento populacional idoso. E um dos objetivos é levar esse tipo de conhecimento específico para os municípios do interior do Estado do Tocantins.
A responsável pela Área Técnica da Saúde do Idoso da SESAU explica sobre a importância da realização desta oficina. “A capacitação visa alcançar profissionais da região de Saúde do Bico do Papagaio e, tem como objetivo primordial informar estes profissionais, para que eles, juntamente como outros funcionários de seu município possam desenvolver ações que tenham propósito em atender e acompanhar o público idoso mediante a prevenção e o acompanhamento dos idosos que padecem de demência, bem como, melhor trabalhar os familiares dos idosos demenciados”, explica Wanira Brito Soares.
Demência em Idosos
O envelhecimento populacional é uma realidade mundial, e o aumento da expectativa de vida favorece o incremento das doenças crônico-degenerativas, dentre elas as demências. Um exemplo é a Doença de Alzheimer, que antes dos 60 anos é de baixa incidência, crescendo com o aumento da idade. Estudos em várias partes do mundo mostram que a prevalência das demências dobra a cada 5 anos depois dos 65 e mais de 50% delas são do tipo Alzheimer. O padrão central da demência é o prejuízo da memória. Além disso, a síndrome demencial inclui pelo menos um dos seguintes prejuízos cognitivos: afasia; agnosia; apraxia e perturbação nas funções de execução como planejamento, organização, sequência e abstração.