Cerca de 200 alunos do ensino médio em Palmas participaram nesta quarta-feira, 21, de encontro promovido pela a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
Para incentivar a participação dos jovens em programas que envolvem o processo político educacional e a convivência comunitária.O encontro foi realizado no auditório do Colégio da Policia Militar.
De acordo a diretora de Programas Especias da Seduc, Sandra Franklin, durante evento os alunos tiveram a chance de conhecer melhor os programas acompanhados pela diretoria, como o Jovem Embaixador, Parlamento Jovem Brasileiro, Jovem Senador, Parlamento Juvenil do Mercosul e Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania.
"A meta da Seduc é aumentar o número de participação de estudantes nestes programas", ressaltou, afirmando que o encontro deverá ser realizado em outras cidades do Tocantins.
A estudante Eduarda Lazzari Barrossi, 16 anos, ficou animada em participar e buscou informações sobre como se inscrever nos programas durante o encontro. "Muito bom, espero que ajude na participação dos estudantes, aqui têm alunos de várias escolas que terão a chance de conhecer e escolher um dos programas para participar, assim como eu", destacou.
Bons exemplos
Para incentivar a participação dos jovens, estudantes que já participaram dos programas compartilharam sua experiência. Maria Eduarda Nunes da Silva, 18 anos, foi uma das vencedoras do Programa Jovem Senadora, em 2013, pelo Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, de Colmeia, a 206 km de Palmas. "Estou muito feliz, honrada em contar a minha experiência e motivar outros estudantes a participarem porque são os jovens que farão história em nosso país", ressaltou.
O estudante Adriano Rodrigues da Silva, 17 anos, foi selecionado pelo programa Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania, e também falou sobre a importância de ter participado da iniciativa. " Eu como mero estudante consegui ajudar na transformação da quadra da minha escola", enfatizou o aluno do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas.