Um sonho que durou mais de 16 anos será realizado neste próximo Domingo (25), com a inauguração da estrada vicinal que dá acesso ao Povoado Brejinho dos Crentes em Luzinópolis.
Os moradores do povoado são só alegria depois que as máquinas começaram a roncar dentro da chapada de areia que os impedia de trafegar de carros, e o que fazia eles escoarem suas produções como farinha, feijão, arroz e criação de galinhas caipiras, no lombo de animais.
Uma equipe do Tocnoticias esteve na localidade no ultimo dia 04 de Abril e viu o que este moradores passavam para chegar até a cidade. Até o veículo da equipe de reportagem atolou diante do intenso areão que por lá existia na estrada que não era reformada a cerca de 16 anos.
Segundo os moradores, todas as administrações que passaram pela prefeitura de Luzinópolis prometeram reconstruir essa estrada, porém, todos ficavam apenas na promessa. Antes mesmo da vicinal ser refeita os moradores locais afirmavam acreditar na promessa de que o atual gestor Ari Almeida quebraria essa sequencia de promessas não feitas e realizaria o sonho usuários da estrada. Um dos que moram no local, senhor Ângelo Pereira de Melo de 66 anos, na ocasião da nossa primeira visita disse em entrevista que acreditava que o prefeito Ari iria refazer a estrada porque ele era do próprio município e sabe muito bem das demandas existentes no lugar. Dona Josefa Batista dos Santos de 65 anos foi outra que também foi entrevistada e também afirmou acreditar que o atual gestor faria a estrada.
Pois bem, mais de trinta dias depois da nossa visita as coisas começaram a melhora em Luzinópolis, pois nesse meio período o município recebeu uma patrol do programa PAC 2 do Governo Federal, que juntamente com uma caçamba e uma retroescavadeira também doadas pelo mesmo programa iriam mudar de vez a sina de sofrimento dos munícipes do Povoado Brejinho dos Crentes e tantos outros povoados locais.
Ari Almeida convocou seus secretários e vice prefeito e após uma reunião decidiu começar a revitalização das rodovias dentro do município pelo Povoado Brejinho, colocando a frente dos trabalhos o seu vice prefeito José Marcos Gomes da Silva conhecido popularmente como "Nêgo Marcos ou Marcos Preto", profundo conhecedor daquele trajeto.
As obras que duraram cerca de trinta dias para serem concluídas, só terminaram neste prazo graças ao apoio do Governo do Estado que cedeu também alguns maquinários do Agetrans para agilizar os trabalhos e que a inauguração da estrada fosse realizada no dia do Aniversário da cidade que será comemorada neste Domingo (25).
Como é de praxe, retornamos até o povoado assim que ficamos sabendo do término das obras de revitalização, onde encontramos os mesmos moradores que havíamos entrevistado anteriormente e estes estava bastantes emocionados e satisfeitos com a reconstrução da estrada que passa em suas portas.
A primeira entrevistada como na visita anterior que fizemos, foi a senhora Josefa Batista dos Santos de 56 anos, conhecida pela alcunha de "Dona Zefinha", que muito emocionada nos recebeu chorando e não poupou agradecimentos ao prefeito e sua equipe, citando ainda pelo nome do Vice prefeito "Nêgo Marcos".
Durante a entrevista a feliz moradora disse que não sabia nem como agradecer ao prefeito e ao Governo do Estado e continuando citou: "Eu tive pensando. Como é que eu vou agradecer a esse pessoal por esse benefício? e chegou na minha mente e no meu coração que eu não tenho palavras pra agradecer, mas tem uma coisa, uma ação, uma atitude que foi criada dentro de mim pra mim poder agradecer, que é a minha fidelidade com eles".
Em outro trecho de sua entrevista a senhora citou em agradecimentos os nomes do Prefeito Ari, o vereador Pimenta e também daquele que dona Josefa disse que nunca mediu esforços pra chegar até o povoado deles pra ajudar que é o vice prefeito "Marcos Preto", que segundo ela sempre foi fiel com eles e sempre cumpriu o papel de um bom político. "A única pessoa que nunca mediu distancia pra chegar até aqui pra nos acudir é seu Marcos Preto, também o vereador Pimenta que a gente não pode esquecer porque é uma pessoa que a tempos a gente vem acompanhando, e o Ari, é mais recente, somente a pessoa dele, mas através dos pais do Ari, a gente vem acompanhando os candidatos que eles apresentam pra nós". Ressaltou dona Josefa. (Assistam a entrevista na íntegra no vídeo acima a esquerda)
Já no final da estrada, finalmente conseguimos chegar com o nosso veículo de reportagens até a casa do senhor Ângelo e da Senhora Maria da Penha, que nos receberam com os olhos cheios D'água de tanta felicidade por causa da estrada que estava encascalhada até na sua porta. O senhor Ângelo, estava de facão na cintura capinando com uma enxada, enquanto a Dona Maria da Penha cozinhava.
Sem meias palavras o dono da casa foi logo perguntando pela câmera para agradecer e em sua fala sorridente disse: "Graças a Deus nós agora temos uma estrada, a muito tempo que vinha essa promessa dessa vicinal, e eu achava muito difícil, mas pela misericórdia de Deus hoje eu estou vendo a estrada bem em minha porta, realizada e a estrada é boa, pelo sofrimento que nós vivia hoje acabou o sofrimento, porque nós passamos 17 anos sofrendo porque acabou a transamazônica e nós ficamos muito longe da cidade e as estradas pra cidade tudo é dependioso porque é só chapada de areia, chapada que só dá pra andar com tropa mais hoje pela misericórdia de Deus temos uma estrada em nossa porta pra nós fazer nossa viagem pra cidade que nós mais gosta que é Luzinópolis". Explicou o senhor Ângelo.
Em outro trecho o produtor rural fez uma agradecimento ao prefeito dizendo: "Agradeço ao prefeito que se interessou mais o vice por essa estrada, que hoje estamos vendo ela, porque antes nós não pensava que ela ia chegar, mais estamos vendo hoje, pela misericórdia de Deus, porque tudo é Deus que faz, então estamos vendo uma estrada muito maravilhosa em nosso lugar, porque todo mundo agora está satisfeito com essa estrada".
O senhor Ângelo explicou alegremente que vai participar do aniversário da cidade e se tiver a oportunidade vai agradecer pessoalmente ao Governador. (Assistam a entrevista na íntegra no vídeo abaixo)
A ultima entrevistada dessa vez foi a senhora Maria da Penha esposa de Ângelo que toda prazerosa disse ter feito um almoço especial aos trabalhadores que ajudaram a reconstruir a vicinal. Na entrevista ela relatou o seguinte: "O que eu tenho a dizer é que a gente está muito satisfeito, porque antes atrás a gente não tinha, falavam assim, mais a gente não tinha aquela, a toda a vida o povo falando em fazer, fazer, e ninguém botava fé, aí nós agora graças a Deus, quando o Ary entrou eu botei fé que ele ia fazer, sempre eu falava pro meu povo aqui, e o povo dizia 'ah não, não vai fazer, não sei o quê', chegava um e outro e eu dizia: 'rapaz vamos botar fé que agora a estrada vai feita, porque o Marcos tá no meio e o Ary também', graças a Deus que chegou aqui na minha porta, me sinto muito satisfeita, agradeço muito a Deus em primeiro lugar e depois ele que agiu e hoje tá realizado aqui".
Quando perguntada da emoção que ela havia sentido quando ouviu e viu as máquinas chegando a sua casa, Maria respondeu: "Mais ou menos, porque a gente fica alegre, ontem eu até ofereci almoço porque eu disse: 'vou agradecer muito com um almoço porque outra coisa não posso oferecer'. Fiz almoço muito bom pra eles ontem, almoçaram bem, acho que eles ficaram satisfeitos, e outra coisa a gente não sabe agradecer mais a gente pede muito a Deus a felicidade pra eles que agiram com essa ação, da boa vontade deles que sempre em toda vida também tinham esse sonho, o Marcos também porque o Marcos toda vida falava isso, aí juntou os dois e graças a Deus que hoje nós estamos vendo aqui, vieram até no meu terreiro igual eles garantiram de fazer". (Vejam a entrevista de Dona Maria da Penha no Vídeo Acima)
Em conversa por telefone com o prefeito Ari Almeida este explicou que aquela estrada ainda não havia sido refeita em sua administração por falta de maquinário e que quando o programa de aceleração dos municípios denominado de "PAM", esteve em sua região foi priorizado as localidades com mais moradores e que por causa da quantidade de dias que as máquinas do Governo ficaram na cidade que não era suficientes para também refazer a do Povoado Brejinho dos Crentes, ele optou por aguardar uma próxima oportunidade, haja visto que o município não dispunha de recursos para pagar uma empresa para realizar o serviço. "Nós sabíamos que mantendo o município rigorosamente em dia com as cobranças do Governo Federal, iríamos ser contemplados com as máquinas do PAC 2, e como havia uma promessa de nos darem uma patrol e uma caçamba, e nós já tendo uma retro escavadeira e o trator, eu planejava reconstruir não só essa estrada mais também as outras que necessitam de reparos aos poucos, daí com a chegada do maquinário que precisávamos que é a patrol e a caçamba resolvemos encarar mesmo com curto prazo a ideia de entregar essa vicinal durante as comemorações do aniversário da cidade, mas para que isso fosse feito precisaríamos ainda da ajuda do Governo do Estado, do qual em conversa com o Governador Sandoval Cardoso, este nos ajudou imediatamente e inclusive vai estar aqui na cidade para a inauguração desta importante estrada que era esperada há anos". Explicou Ari Almeida.