Já são 11, entrando nos 12 anos sem o Título, o ultimo foi conquistado em 2002, e nunca o Verdão do Norte esteve com chances tão claras de se tornar Tricampeão Tocantinense.
Ainda me lembro da desconfiança da torcida no início do campeonato deste ano de 2014, poucos torcedores indo aos estádios assistir aos amistosos que quase sempre terminavam em goleadas. Porém, com o início do torneio em 23 de fevereiro, e com uma vitória magra sobre o Guaraí por apenas 1x0 dentro do Ribeirão, reacendeu a paixão do torcedor tocantinopolino que passou a não só ir nos treinos, mas também ao estádio nos dias de jogos. A média de público do Tocantinópolis sempre foi uma das melhores deste ano, e no ultimo Domingo (25), quebrou o recorde onde 1.900, dentre eles 1.724 pagantes, deram uma renda de R$ 12.500,00 (Doze mil e quinhentos reais), no Estádio Ribeirão. A explicação para a entrada de tanta gente sem pagar que somam 176, se justifica pela grande quantidade de profissionais da imprensa que estavam cobrindo o evento e além disso 70 crianças entraram sem pagar por causa de um amistoso disputado antes da partida principal.
O JOGO
Desde o início a partida já dava pinta de que ia ser bastante emocionante, e pegou fogo quando aos 33min, o melhor jogador da partida Nildo Junior (8), aproveitou um cruzamento na área e fez de cabeça o primeiro gol do Tocantinópolis, aumentando ainda mais a vantagem para que o Verdão chegasse a grande final, onde lá estava o Interporto esperando.
A primeira etapa findou-se mesmo com o placar de 1x0, e as emoções ficaram guardadas para o segundo tempo, pois o time da casa teve a chance de golear, porém foi nas duas melhores chances com Renatinho (19), que tentou ser solidário com Têty (9), ao ficar cara a cara com o goleiro do Carlos Eduardo e optou em tocar a bola para o artilheiro que foi atrapalhado numa intervenção de carrinho de um dos zagueiros do Palmas.
A outra chance mais clara ainda de gol foi desperdiçada por aquele que não costuma errar, mas desta vez a sorte do goleiro do tricolor falou mais alto e Gênesis sozinho após uma falha da zaga tocou a bola no cantinho que caprichosamente bateu na trave quando o cronometro já marcava 34 minutos.
Daí em diante começou a valer os chamados "castigos do futebol", e nesse caso coube a máxima: "quem não faz leva", e o atacante André Leonel fez jus a frase aos 38min, após um cruzamento na área o vice artilheiro do campeonato cabeceou no cantinho não dando chances ao goleiro Pitanga que ainda levou cartão amarelo após uma discussão com o próprio Leonel pela bola.
A partir daí meus amigos, quem estava no Estádio e os centenas que acompanhavam a transmissão pela internet ficaram com o coração na mão, a torcida ficou de pé e gritava "Verdão, Verdão, Verdão", que até aquele momento com o resultado de 1x1 ainda estava classificado, foi quando uma confusão dentro da área do TEC, calou a torcida com uma bola que ainda bateu na trave e ouviu-se apenas aquele estrondoso grito de alegria dos torcedores que comemoraram quando a bola milagrosamente não entrou.
Com o resultado perigoso para o verdão o Palmas partiu pra cima, só que esqueceram de um detalhe, o representante da capital tinha o mais perigoso de todos os atacantes deste torneio de 2014, o baixinho Têty, que experiente previu que o jogador do Palmas iria tentar recuar a bola para o goleiro e não desperdiçou a chance, marcando um belo gol por cobertura e colocando o time de volta á uma final.
A torcida foi a loucura e daí em diante ouvia-se em coro o hino do Time cantando em alto e bom tom. "Tocantinópolis queremos te promover, esse verdão, é time forte, sabe ganhar e perder, sabe de tudo, na hora H, o que ele sabe pode provar....".
Foi uma partida emocionante esta ultima que aconteceu no Estádio Ribeirão em Tocantinópolis, pois a muito tempo não se via a torcida tão empolgada com o time como neste ultimo Domingo (25), e essa empolgação pode ter sido motivada após o primeiro jogo contra o mesmo Palmas no Nilton Santos, onde cerca de 40 torcedores se deslocaram de ônibus até a capital e lá se juntaram á centena de outros tocantinopolinos e bateram de frente com a torcida do Palmas e empurrou o time até conseguir o empate.
O prefeito Fabion Gomes assistiu ao jogo no meio da torcida, muito sério e com o semblante de quem estava preocupado, muito diferente do seu irmão, o deputado estadual José Bonifácio que esbanjava alegria pulando, e cantando no meio dos torcedores, afirmou em entrevista ter sido a partida mais emocionante dos últimos anos. Ao ser perguntado sobre o time ter chegado a final e ter que enfrentar o time do seu amigo e também Deputado Toninho Andrade, Bonifácio respondeu que a alegria era maior ainda, pois independentemente de quem seja o campeão vai ser uma grande festa para as duas cidades, mas o deputado afirmou que "essa é a vez do TEC".
A vitória do Tocantinópolis mostrou mais uma vez que dinheiro não é o suficiente para se conseguir uma vitória, e calou de vez um certo "Cronista de Esporte" que na televisão ousou dizer que um time do interior não desbancaria o da capital, só que esse "cronista", esqueceu que a melhor estrutura do Estado do Tocantins é do timinho do interior.
Abaixo, os gols da partida:
Vejam abaixo, mais algumas fotos tiradas por nossa equipe: