O produto, carbureto de cálcio, altamente inflamável em contato com a água, era transportado em embalagens inadequadas, com sérios riscos de vazamento. O agravante nesta apreensão era o transporte junto com gêneros alimentícios.
Em Araguaína, no km156 da BR-153, às 15h do ultimo sábado, 24, foram apreendidos no veículo M.Benz/Atego de placas de Minas Gerais, conduzido por P. P. C., 56 anos, 1725 potes de doce de leite, 3600 cápsulas de produto emagrecedor, 10 caixas contendo material de sex shop e 24 hidratantes de cabelo, desacompanhados de documento fiscal.
O agravante desta ocorrência é que além do transporte de 14.700kg de Carbureto de Cálcio (produto altamente inflamável em contato com a água) número da ONU 1402 junto com alimentos, o que é terminantemente proibido pela legislação, havia ainda o preenchimento errado da ficha de emergência, o principal documento a ser verificado em caso de acidente de trânsito. Esta é a quinta ocorrência de flagrante de produtos perigosos sendo transportados com gêneros alimentícios.
Todos os produtos foram carregados em Iguatama/MG com destino a Belém/PA.
A ocorrência, relativo à questão tributária foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda e referente a questão de saúde foi encaminhada para a Vigilância Sanitária.