Empenhados em minimizar a criminalidade em Araguaína, representantes de instituições como Defensoria Pública, Ministério Público, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Civil e Polícia Militar estiverem reunidos na última terça-feira, 27.
Na Câmara de Araguaína, para discutir e apresentar soluções na área da segurança pública durante audiência requerida pelo vereador Soldado Alcivan.
O defensor público Hildebrando Carneiro problematizou o crescimento do número de usuários de drogas na região. "Há, de forma manifesta, uma correlação imediata entre o crescimento da criminalidade e o uso de substâncias entorpecentes, sobretudo nos crimes patrimoniais, que em sua quase totalidade são cometidos por usuários de crack. A diminuição da criminalidade passa inexoravelmente pela necessidade de implemento de políticas públicas de acolhimento e tratamento de dependentes", propôs o Defensor Público.
Para o vice-presidente regional da OAB, Cleiton Silva, há de fato um problema complexo para a solução imediata da violência, sendo em muito devido à falta de estruturação familiar.
Foi consenso entre os participantes a necessidade de criação de uma Guarda Municipal. Para o promotor Benedito Guedes, seria um benefício à comunidade tirar da Polícia Militar a responsabilidade de responder por ações que poderiam ser executadas por uma polícia municipal.
O comandante da Polícia Militar, Major Silva Neto, ressaltou que o reforço de uma guarda municipal, bem como a ampliação do quadro de agentes de trânsito em Araguaína, tornaria a Polícia Militar mais atuante. "Ao deslocar uma viatura para um acidente de trânsito deixamos de realizar ações preventivas na segurança pública", explicou o Comandante.
Durante as discussões, o vereador Neto Pajéu propôs um maior efetivo da Polícia Militar nas ruas, a intensificação de barreiras policiais em pontos estratégicos e a inserção do trabalho nas cadeias, a exemplo da Cadeia de Wanderlândia que disponibilizou aos detentos a oportunidade de produzir o próprio sustento, trabalhando na construção civil.
Como encaminhamento da audiência, o vereador Divino Bethânia solicitou que as soluções apontadas pelos representantes fossem ao conhecimento do Governador do Tocantins com o objetivo de que a segurança pública de Araguaína seja priorizada no orçamento de 2015.
Audiências
Esta é a segunda audiência realizada em Araguaína com o foco na área da Segurança Pública nos últimos oito meses. A primeira aconteceu em setembro de 2013, como parte dos trabalhos da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Sargento Aragão.