A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec realiza nesta terça-feira, 03 de junho, a partir das 9 horas da manhã.
No auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, uma reunião de planejamento e instruções quanto à realização dos inquéritos de brucelose e tuberculose que acontecerão este ano no Tocantins.
A reunião contará com a colaboração do professor José Soares Ferreira Neto, do departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e membro do Comitê Consultivo da brucelose e tuberculose. O evento é voltado para médicos veterinários, técnicos agropecuários, fiscais e inspetores em defesa agropecuária.
Estes inquéritos têm como objetivos: estimar a prevalência e distribuição geográfica de propriedades com rebanhos bovinos e bubalinos infectados com brucelose e tuberculose, estimar a prevalência de animais sororeagentes à brucelose e positivos ao teste tuberculínicoe, e identificar tipos de criação, práticas de manejo e fatores de risco que possam estar associados à presença das doenças no Estado do Tocantins.
Segundo a responsável Técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, Regina Gonçalves Barbosa, nesta primeira reunião serão debatidas entre os participantes, as estratégias para realização do inquérito no Tocantins. "Com este trabalho serão fornecidos subsídios para melhorar a coordenação e execução das ações de controle da brucelose e tuberculose no Tocantins."
Ela ainda explicou que pela metodologia proposta pelo Ministério da Agricultura, as propriedades a terem animais testados serão sorteadas de formas aleatórias, e será investigado o estado sanitário do rebanho através da escolha, de forma também aleatória, de um número pré-estabelecido de acordo com o número de animais fêmeas, com idade igual ou superior a dois anos existentes nas propriedades.