O governador Sandoval Cardoso nomeou como diretores regionais de ensino os gestores que atuam à frente das 13 Diretorias Regionais de Gestão e Formação (DRGF) do Estado.
O ato nº 594, que traz a nomeação dos servidores, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira, 28, e restabelece o cargo nos quadros da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Os diretores regionais de educação estavam na gerência das DRGFs como coordenadores.
Para Sandoval, o ato de nomeação é justo e busca corrigir um desnível de cargo e função. "Eu acredito muito no Estado e espero que os servidores, que estão dando a sua colaboração com trabalho, tenham o mesmo sentimento que eu. Acreditar no Estado é fazer com que as obras aconteçam e que o profissionalismo esteja em primeiro lugar", destacou o governador.
A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, também ressaltou a importância do reconhecimento profissional dos servidores e o trabalho desenvolvido nas regionais. "São agentes mediadores diretamente nos municípios e na dimensão que é cada regional, com número de escolas, alunos, pais, professores, servidores. É o reconhecimento por parte do governador pelo trabalho desempenhado pelos nossos diretores nas nossas escolas", afirmou.
Na Diretoria Regional de Gestão e Formação de Dianópolis, sudeste do Tocantins, o diretor Aldemides José da Mata é responsável por 23 escolas em nove municípios, totalizando mais de 12 mil alunos. Para ele, o reconhecimento do trabalho realizado junto à comunidade escolar na região é a prova da preocupação do governo com a Educação e o respeito pelos profissionais da área. "Eu trabalhava em escola de ensino médio e ganhava mais como diretor da escola do que estava recebendo como gestor de uma diretoria regional. Entendo que o ato representa a valorização do governo por uma boa educação e pela formação das pessoas", ressaltou.
Para o diretor regional de Ensino da DRGF de Miracema, Gênes Alencar, a valorização dos diretores vai além do reajuste salarial. "A valorização não é apenas o valor monetário financeiro em si, mas o próprio ato de reconhecimento ao retornar ao quadro de servidores o cargo de diretor regional de Ensino", disse, reconhecendo o esforço de Adriana Aguiar para a concretização da medida. "Isso demonstra o quanto ela secretária Adriana conhece uma regional. Porque esteve lá e sabe o quanto é árduo o nosso trabalho", afirmou.
O diretor regional de Ensino de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa, também frisou a relevância do posicionamento do governo em relação à Educação, com ações de valorização dos profissionais da área. "Foi uma demonstração de compromisso e de preocupação em valorizar aqueles que de fato fazem acontecer as melhorias na qualidade da Educação", reforçou.
Todos os diretores regionais são servidores concursados do quadro da Educação, o que também é uma demonstração da valorização dos funcionários efetivos.