Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Após Reunião Adapec Define Data Para a Realização dos Inquéritos de Brucelose e Tuberculose

Data do post: 03/06/2014 18:48:07 - Visualizações: (719)

Com o intuito de capacitar e padronizar os procedimentos para à realização dos inquéritos de brucelose e tuberculose que acontecerão na segunda quinzena de julho.

Ascom/ADAPEC/TO  A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins - Adapec realizou nesta terça-feira, 03, no auditório do Quartel da Polícia Militar em Palmas uma reunião com médicos veterinários, técnicos agropecuários, fiscais e inspetores em defesa agropecuária da Agência.

A reunião contou com a participação do professor José Soares Ferreira Neto, do departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e membro do Comitê Consultivo da brucelose e tuberculose que explicou qual o objetivo desta investigação. O inquérito epidemiológico da brucelose e tuberculose bovina tem como objetivo estimar a prevalência e distribuição de propriedades com rebanhos bovinos infectados e de animais reagentes à brucelose e tuberculose. Com esses resultados, é possível elaborar estratégias e ações de controle e erradicação dessas enfermidades”.

Na ocasião, José Soares apresentou estudos sobre a situação do país e do Estado quanto à brucelose e tuberculose. “Os estudos nos ajudam escolher a melhor estratégia a ser aplicada evitando o desperdício do tempo e recursos”, disse.

Para a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal da Adapec, Regina Gonçalves Barbosa, o inquérito será um importante subsídio para o controle da brucelose e tuberculose em todo o Estado. Seguindo a metodologia do Ministério da Agricultura – MAPA as propriedades a terem animais testados serão sorteadas de formas aleatórias, e os proprietários serão notificados com antecedência”, explicou.

Este evento é resultado do convênio número 771224/2012 firmado entre a Adapec e o MAPA.

Conquistas

O Estado do Tocantins foi pioneiro na implantação da obrigatoriedade da vacinação com a cepa RB51 contra brucelose. De acordo com o professor José Soares, o impacto da vacinação com a RB51 é enorme. “Ela não substitui a cepa B19, é sim, um reforço à imunização do rebanho”.

Ainda Segundo ele, o produtor possui papel fundamental para a garantia de um rebanho saudável. “A brucelose e a tuberculose é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao ser humano e também traz grandes prejuízos econômicos, portanto, é necessário que o produtor adote medidas para a sanidade de seu rebanho”, disse.

Fonte: Rogéria Martins Costa / Ascom Adapec-TO