Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Civil Desarticula Parte de Organização Criminosa que Agia no Pará e no Maranhão

Data do post: 03/06/2014 19:52:46 - Visualizações: (2120)

A Polícia Civil desarticulou parte de uma quadrilha especializada em roubos a cargas que agia nos Estados do Pará e do Maranhão.

Ascom/ Policia Civil- PA  Dois integrantes da organização criminosa foram presos em flagrante, em Belém, depois de envolvimento no roubo de uma carga de cigarros da empresa Souza Cruz. O crime aconteceu na estrada de acesso ao município de Acará, nordeste paraense. A operação foi deflagrada por policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sob comando do delegado Evandro Araújo.

Os resultados da operação foram apresentados na ultima quinta-feira, 29, na sede da DRCO, no bairro da Sacramenta, em Belém. Conforme os policiais, no último dia 28, por volta de 10:30 da manhã, a equipe policial da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas, vinculada à DRCO, com apoio do chefe de operações, investigador Marcelo Tobias, e investigadores Almeida e Givanildo, localizou os dois envolvidos no crime apontados como membros da maior quadrilha de roubos de cargas do Pará e do Maranhão.

Raimundo Nonato de Jesus Crispim, conhecido por “Cachapa”, e Alan Rogério Reis de Souza, conhecido por “Xaropinho”, são acusados de, no último dia 26, terem tomado de assalto, na estrada de acesso à Acará, um caminhão da empresa Souza Cruz. Do interior do veículo, os assaltantes saquearam aproximadamente 22 mil carteiras de cigarro, mercadoria avaliada em R$ 156 mil.

Além dos presos, participaram do crime Gilvan Lopes Pantoja, padrasto de “Xaropinho”; Edivan Reis de Souza, conhecido por “Jair”, irmão de “Xaropinho”, e outro identificado apenas como Thiago. Após a abordagem ao caminhão da empresa, “Xaropinho” e “Cachapa” levarem o veículo para um ramal (estrada vicinal), onde quatro carros particulares em que estavam outros integrantes da quadrilha já os aguardavam. Ali, o bando retirou toda a mercadoria do caminhão. Ascom/ Policia Civil- PA

Em seguida, o grupo criminoso fugiu. Após a prisão da dupla, que ocorreu no momento em que os dois saíam de um estacionamento, em Belém. Em depoimento, os dois confessaram a autoria do crime e levaram os policiais da DRCO até um sítio no município de Moju, onde foram recuperadas as 22 mil caixas de cigarros roubadas. A dupla informou que toda a mercadoria seria vendida para Antônio Gomes Timbó, no bairro do Paar, município de Ananindeua. Ele, por sua vez, revenderia o cigarro a comerciantes de Belém e do interior do Estado.

Os acusados confessaram ainda que a quadrilha foi responsável por mais quatro roubos à caminhões da empresa Souza Cruz, apenas no ano de 2014, ocorridos nos municípios de Barcarena, Paragominas, Santa Maria do Pará e São Miguel do Guamá. As investigações apontam que a quadrilha, no ano de 2014, realizou seis roubos a caminhões da mesma empresa no Estado do Pará, e mais quatro no Maranhão. A prisão dos outros participantes da quadrilha já foi solicitada à justiça. Para o delegado Evandro Araújo, a prisão dos dois integrantes do bando vai gerar redução deste tipo de crime no Estado, já que eram eles os responsáveis por todos os últimos roubos nessa modalidade.

Fonte: Ascom/Policia civil-PA