Terminou na ultima sexta-feira, dia 30 de maio, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) o II Encontro Presencial de Formatura do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).
Durante o evento, realizado no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), os cerca de 150 professores que atuam como formadores e tutores tiveram a oportunidade de trocar experiências e apresentar resultados parciais do programa que teve início em 2013 e envolve mais de 2 mil profissionais de 135 escolas e 74 municípios do Tocantins.
O evento contou com a participação dos profissionais da Regional de Tocantinópolis, onde a equipe da Escola Municipal Rawlison Aguiar Silva, localizada no Povoado Mumbuca, teve seu trabalho (Integração parte II Etapa I - História em Quadrinhos) escolhido pelo grupo da UFT para ser apresentado em Palmas durante o evento. O mesmo foi exposto pela gestora da escola, Zilma Ferreira de Oliveira juntamente com as tutoras Carmem Lúcia e Maria do Socorro.
No seminário houve palestra de “Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação” (TDIC), “Educação baseada na investigação dom estudo de fatos científicos para o fazer científico” ministrada pelo prof. Dr. José Armando Valente. Em sequência a profª Drª Mª Elizabeth Bianconcini de Almeida palestrou para o público sobre o tema “O Currículo da Escola do Século XXI” Tecnologia Mudança, Desafio, Inovação”.
Na ocasião os coordenadores do Campus da UFT de cada polo apresentaram os avanços e dificuldades dos formadores e cursistas para a realização do curso. Os trabalhos apresentados tiveram a oportunidade de serem avaliados pelos profissionais da escola pelos professores da UFT, PUC – São Paulo.
O Prouca é um programa do Governo Federal que disponibiliza a professores e alunos de escolas públicas brasileiras computadores portáteis, os chamados laptops educacionais. O objetivo é promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. No Tocantins, o programa é vinculado à Universidade Federal do Tocantins por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), que oferece capacitação aos professores para a utilização da tecnologia.