Ao ser questionada sobre seus novos hábitos a partir das ações do projeto Lixo no Lixo, a aluna do 2º ano Maria Fernanda de 07 anos, incisivamente responde: “Eu aprendi a não jogar lixo no chão, e que não devemos deixar a rua cheia de lixo”.
E sua coleguinha do lado, que observava a conversa - Bianca de Oliveira, do 3º ano logo acrescentou: "Agora eu só jogo lixo na lixeira e todo dia lá em casa eu arrumo o lixo para o homem que passa pegar”.
As expressões das pequenas estudantes ratificam a opinião de Francilda Miranda, Diretora da Escola Municipal 14 de Outubro, que afirma já ser possível observar uma mudança de comportamento das crianças da Unidade de Ensino assim como da comunidade em geral, após o lançamento do projeto que aconteceu em abril. Na quinta-feira (05) os estudantes participaram da palestra e caminhada que alertaram sobre os cuidados para com as questões ambientais.
A apresentação foi conduzida por Eudes Ribeiro, Delegado Nacional do Meio Ambiente, que ressaltou sobre a importância de se trabalhar esta temática com o público infantil. “É a partir da educação que vai se encontrar a solução para os problemas, principalmente para essa questão do lixo, porque você faz um processo inverso, conscientizando as crianças, que ensinam aos pais o que aprendem aqui. É um projeto excelente que deveria ser adotado por todos os municípios”.
As ações do projeto são voltadas para a organização do ambiente nas salas de aulas e no desenvolvimento do processo de cidadania dos estudantes. “Como parte do projeto nós elegemos um aluno de cada turma que é chamado de Agente de Limpeza, e este chama a atenção dos demais quanto aos cuidados com limpeza e organização. Então isso gerou um sentimento de competição entre eles e cada vez mais temos ambientes mais limpos”, explicou Francilda.
Ela explicou que as ações do projeto abrangem também a questão do desperdício de água e de energia, além de levar informação aos sitionovenses. Segundo a gestora foi elaborado e distribuído para todos os moradores de Sítio Novo, folderes com o calendário de recolhimento do lixo na cidade. O mesmo mostra aos cidadãos dia e horário que passa a coleta em cada rua. Vale ressaltar que o material informativo explica ainda quais os dias são destinados a recolher lixo residencial, entulhos e galhos de árvores.