Neto Costa é o técnico que comanda há mais tempo um time tocantinense. Dos 14 anos de carreira, 12 foram defendendo o Tocantinópolis.
O técnico Neto Costa, de 41 anos, iniciou a carreira como técnico de futebol no Tocantinópolis, time da cidade onde nasceu. Durante a carreira, intercalou o trabalho de técnico com o de professor para alunos do ensino fundamental. A paixão por ensinar, tanto nas salas de aula quanto nos gramados inspirou o filho mais velho a seguir os mesmos passos do pai. Técnico há 14 anos, Neto Costa busca o primeiro título no futebol profissional disputando pela segunda vez uma final no comando do Tocantinópolis.
O tocantinopolino Neto Costa foi jogador do time profissional da cidade por dois anos. Logo que se aposentou como jogador começou a atuar como técnico em 1999. Nos 14 anos de carreira como técnico, 12 foram no Tocantinópolis e só ficou longe do time da casa por dois anos, quando comandou o Marília (MA) entre 2008 e 2009. Para o técnico, os jogadores e o planejamento contribuíram para a boa fase do clube.
"O trabalho do técnico depende também de grandes jogadores, planejamos o nosso elenco desde novembro do ano passado e formamos uma equipe de jogadores focados e responsáveis dentro e fora de campo", afirmou.
Além de técnico, Neto Costa é também professor de ensino fundamental, mas revela que futuramente pretende deixar as salas de aula e seguir a carreira somente de técnico. Apaixonado por futebol, o ex-meia atacante do Tocantinópolis tinha como ídolo o holandês Frank Rijkaard e para homenagear o ídolo, colocou o mesmo nome do jogador no filho. Ryhcaar seguiu os mesmos passos do pai e depois de jogar profissionalmente por dois anos tornou-se professor. Como técnico, Neto Costa se inspira em Muricy Ramalho, técnico do São Paulo, e a possibilidade de conquistar o primeiro título dele no Campeonato Tocantinense o deixa emocionado.
"Nada melhor que títulos para fomentar a minha carreira. Mas independentemente do resultado na final, estou satisfeito, fizemos um bom trabalho e somos vencedores também". Disse.
Depois do campeonato, Neto Costa diz que gostaria de receber outras propostas e revelou o desejo de ter experiências também fora do estado. Mas se tiver que optar, a resposta é imediata.
"Antes de ser treinador, sou torcedor e o TEC é o meu time de coração". Concluiu.
A final do estadual 2014 entre Tocantinópolis e Interporto acontece neste domingo (8), no estádio Ribeirão, às 16h.