Com a meta de alcançar 80% do público alvo, adolescentes com idade entre 11 e 13 anos, a prefeitura de Miracema por meio da Secretaria de Saúde comemora os ótimos resultados já obtidos com a campanha de imunização contra o Papiloma Vírus Humano ( HPV).
O Ministério da Saúde enviou para Miracema 682 doses da vacina sendo que 499 já foram aplicadas, totalizando 73% de cobertura. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha em Miracema do Tocantins está trabalhando junto às unidades de ensino e Postos de Saúde. Segundo a coordenadora municipal de imunização, Ivanilde Gomes, o sucesso da campanha se deu por meio da organização, planejamento e parceria entre saúde e educação.
“ Além disto, estamos com a busca ativa das adolescentes. Nossos agentes de saúde estão visitando as residências , alertando e encaminhando as meninas para a vacinação. A expectativa é ultrapassar todas as metas”, explicou Ivanilde.
Ivanilde lembrou que a Secretaria de Saúde vai trabalhar a campanha contra o HPV até a próxima quarta-feira,9, ressaltando ainda que a vacina já faz parte do calendário nacional e que está disponível nas unidades de saúde.
Números
A Campanha de vacinação contra o câncer de colo de útero tem a meta de imunizar 43,6 mil meninas tocantinenses. 91 mil doses da vacina foram distribuídas no Estado. Até o final de 2014 o Brasil espera vacinar 4,2 milhões de meninas.
Saiba mais
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), sem considerar o câncer de pele não-melanoma, o de colo do útero é o mais incidente na Região Norte (24 por 100 mil mulheres). No Centro-Oeste (28 por 100 mil) e no Nordeste (18 por 100 mil), ocupa a segunda posição. No Sudeste (15 por 100 mil), o terceiro lugar, e no Sul (14 por 100 mil), o quarto.